Repository logo
 
Publication

O efeito da reprovação na motivação dos alunos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorDelgado, Paulo
dc.contributor.authorDuarte, Rute Campos Almeida
dc.date.accessioned2016-07-25T15:17:28Z
dc.date.available2016-07-25T15:17:28Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractO mundo mudou muito e o modelo escolar existente, que vem desde o século XVIII, manifesta dificuldades de adaptação ao novo mundo. As dificuldades de ensino e aprendizagem também são muito mais vastas do que as do passado, num ensino obrigatório e massificado, e a capacidade de captação da atenção que a escola antes produzia, é hoje mais difícil de obter. A motivação, sem a qual não há aprendizagem, revela a dificuldade da educação escolar em lidar com a realidade atual. Dentro de um referencial teórico sustentado, importa analisar e interpretar o modo como decorre a aprendizagem e o modelo de avaliação do terceiro ciclo do ensino básico, bem como investigar os fatores que influenciam a motivação dos alunos. Para atingir os objetivos do estudo optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, recorrendo à realização de entrevistas semiestruturadas aos vários intervenientes educativos e à análise de documentos, numa escola selecionada para o efeito. Constatou-se, através dos dados obtidos, que a reprovação tem um impacto extremamente significativo no desempenho escolar dos alunos, e que se umas vezes provoca um efeito pedagógico, noutras tem o efeito exatamente inverso. Este trabalho consiste num estudo de caso sobre o efeito que a reprovação provoca na motivação dos alunos que ficam retidos e tem como intuito encontrar estratégias para aumentar a motivação desses mesmos alunos.pt_PT
dc.description.abstractThe world has changed and the existing school model, which comes from the eighteenth century, has a maladjustment to the new. The difficulties of teaching and learning are also much wider than those of the past, and the ability to capture the attention that school once produced, today is very difficult. The motivation, which is a school function par excellence, has become a prerequisite, revealing the difficulty of school education in dealing with the current reality. Throwing a sustained theoretical study, it is important to analyze how learning takes place and to interprete the evaluation model of the third cycle of basic education, and also to investigate the factors that influence student motivation. To achieve the objectives of the study, we chose a qualitative methodological investigation, using semi-structured interviews at some of educational actors and analysing some important documents, in a school highlighted for the effect. It was found through the data that the grade retention has an extremely significant impact on the students academic performance. That procedure sometimes causes a pedagogical effect, but other times can have exactly the opposite effect. This work is a case study on the effect that grade retention causes in the motivation of students who were retained and has the intention to find strategies to increase the motivation of those students.pt_PT
dc.identifier.tid201217244
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8442
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectRetençãopt_PT
dc.subjectInsucesso escolarpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectGrade retentionpt_PT
dc.subjectSchool failurept_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.titleO efeito da reprovação na motivação dos alunospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Rute Duarte_2016.pdf
Size:
2.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: