Repository logo
 
Publication

Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idade

dc.contributor.advisorCampos, Manuel António Veríssimo de
dc.contributor.advisorFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
dc.contributor.advisorDias, André Filipe da Silva
dc.contributor.authorSantiago, Luís Felipe Batista
dc.date.accessioned2017-07-31T18:46:31Z
dc.date.available2017-07-31T18:46:31Z
dc.date.issued2017-07-19
dc.description.abstractO presente relatório de estágio é o resultado final do processo de trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo, no contexto do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Neste trabalho, organizado em três capítulos, procurou-se sistematizar e refletir sobre a Prática Educativa. O primeiro capítulo foca-se na recolha de dados, descrição e análise acerca do contexto educativo da Academia de Música de Costa Cabral, fazendo ainda uma breve ponderação sobre papel do educador e da avaliação formativa no processo de aprendizagem de crianças na faixa etária entre os 5 e os 8 anos. O segundo capítulo incide na Prática Educativa Supervisionada, e detalha toda a componente teórica e prática do estágio realizado na Academia de Música de Costa Cabral; contém também uma curta observação sobre a utilidade do processo criativo em sala de aula. O terceiro capítulo tem como núcleo o projeto de investigação desenvolvido, e que contemplou a elaboração dum método/ caderno de exercícios de leitura para alunos de iniciação à percussão, como proposta de complemento das aulas. Todo este processo promoveu a pesquisa sobre a motivação para a docência. As considerações finais permitem indicar a fiabilidade do projeto e abrem caminho para a continuação da procura de novos materiais e estratégias.pt_PT
dc.description.abstractThe present internship report is the final result of the working process developed along the present academic year, on the context of the Masters in Music Teaching at Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. In this work, spanned along three chapters, one tried to systematize and reflect about the Educational Practice. The first chapter focus on the data gathering, description and reflexion about the educational context at Academia de Música de Costa Cabral. In this first section, there is an analysis on the role of the educator and the formative evaluation in the learning process of children aged 5 to 8 years old. The second chapter refers to the Supervised Educational Practice, detailing both the theoretical and practical components of the internship I did at Academia de Música de Costa Cabral. This chapter also contains a brief afterthought about the usefulness of the creative process in the classroom. The chore of the last chapter is the investigation project developed that contemplated the elaboration of a method/exercise book for students initiating their practice in percussion, as a proposal to complement their classes. This process enabled the thinking about the motivation needed to teach. The final considerations allow to confirm a strong reliability in the project, making way for the continuous research of new teaching materials and strategies.pt_PT
dc.identifier.tid201721317pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10161
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino da músicapt_PT
dc.subjectDidática da percussãopt_PT
dc.subjectIniciação à leiturapt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectProcesso criativopt_PT
dc.subjectMarimbapt_PT
dc.subjectCaixapt_PT
dc.subjectMusic education
dc.subjectDidatic percussion
dc.subjectReading initiation
dc.subjectMotivation
dc.subjectCreative process
dc.subjectSnare drum
dc.titleProposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, Instrumento, Percussãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Luis_Santiago_ MEM_2017.pdf
Size:
5.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: