Publication
ALE - advanced learning environments: work-based learning
dc.contributor.author | P. Camarinha, Ana | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Maria José Angélico | |
dc.contributor.author | Abreu, António | |
dc.contributor.author | Braga, Inês | |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T08:54:24Z | |
dc.date.available | 2023-10-18T08:54:24Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Com o aumento do conhecimento e o progresso tecnológico da sociedade, as Tecnologias da Informação (TI) no desenvolvimento educacional têm sido reconhecidas mundialmente como prioritárias, a fim de apoiar o desenvolvimento acadêmico e científico, alcançar alcance universal e ampliar o conhecimento, bem como facilitar a educação ao longo da vida. Passamos da aprendizagem centrada no professor para a aprendizagem centrada no aluno, fornecendo meios pedagógicos modernos intuitivos e envolventes para que os alunos aprendam sozinhos. Existe, no entanto, uma componente essencial do saber-fazer que muitas vezes só é adquirida no mercado de trabalho, ou quando o ensino envolve actividades práticas do mundo real, o que não é comum nos cursos de primeiro ciclo (Quadro Europeu de Qualificações para a aprendizagem ao longo da vida (QEQ), nível 6). Em Portugal, no nível 4 do QEQ, equivalente ao ensino secundário, existem cursos profissionais especializados destinados a formar pessoas para uma vida profissional ativa muito mais cedo, sem a exigência curricular e científica que é normal no ensino superior. Em 2006, no âmbito do processo de Bolonha, foram implementados os Cursos Técnicos Superiores Profissionais correspondentes ao nível 5 do QEF. Estes cursos têm a propriedade de exigir um estágio obrigatório de 6 meses pela instituição de ensino superior que se realiza em empresas e organizações que exercem atividades profissionais na área para a qual o curso se prepara e que têm as qualificações do formando. Em cada um desses níveis de ensino os objetivos e metodologias de aprendizagem são diferentes e, portanto, os resultados também são diferentes. Hoje em dia, estamos tentando entender como o treinamento em ambientes do mundo real é importante para melhorar o aprendizado. O objetivo do nosso projeto é avaliar o impacto da mudança, enfatizando a inter-relação de organização, currículo, infraestrutura, pedagogia e práticas na construção do ambiente de ensino e aprendizagem (ELT). Este estudo basear-se-á na análise dos currículos, metodologias, durabilidade e competências adquiridas em cada um dos diferentes níveis, a fim de avaliar a pertinência da combinação de estratégias existentes nos diferentes percursos, podendo passar pela necessidade de reformular a realidade atual, quer introduzindo mudanças, quer aumentando os métodos pedagógicos ou os conhecimentos, com vistas a uma formação mais completa e próxima do mercado de trabalho sem descurar toda a formação essencial ao indivíduo e ao seu desempenho profissional. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.21125/inted.2019.1137 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/23697 | |
dc.language.iso | eng | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Baseado no trabalho | pt_PT |
dc.subject | Currículos | pt_PT |
dc.subject | Estratégias | pt_PT |
dc.subject | Metodologias | pt_PT |
dc.title | ALE - advanced learning environments: work-based learning | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Valencia | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 4592 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 4585 | pt_PT |
oaire.citation.title | INTED2019 Proceedings | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | Camarinha Teixeira | |
person.familyName | Angélico Gonçalves | |
person.familyName | Abreu | |
person.familyName | Braga | |
person.givenName | Ana Paula | |
person.givenName | Maria José | |
person.givenName | António | |
person.givenName | Inês | |
person.identifier.ciencia-id | 181E-D87B-D0AD | |
person.identifier.ciencia-id | 421F-966A-D46E | |
person.identifier.ciencia-id | 7C14-46ED-CD45 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0437-0052 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3318-9973 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5958-9188 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5278-9363 | |
person.identifier.rid | D-4222-2016 | |
person.identifier.scopus-author-id | 36550333000 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56890722000 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57743078800 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 0ea26daa-2443-44b3-8b6a-52f4210db3c1 | |
relation.isAuthorOfPublication | 4dcd9d0b-6759-4704-a543-33e3e8eb446d | |
relation.isAuthorOfPublication | 210803ec-9ff0-4dd5-a01f-2dbf628dee26 | |
relation.isAuthorOfPublication | 2a82b328-ae7f-4d3f-beff-4229e62e18d2 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0ea26daa-2443-44b3-8b6a-52f4210db3c1 |