Repository logo
 
Publication

ALE - advanced learning environments: work-based learning

dc.contributor.authorP. Camarinha, Ana
dc.contributor.authorGonçalves, Maria José Angélico
dc.contributor.authorAbreu, António
dc.contributor.authorBraga, Inês
dc.date.accessioned2023-10-18T08:54:24Z
dc.date.available2023-10-18T08:54:24Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractCom o aumento do conhecimento e o progresso tecnológico da sociedade, as Tecnologias da Informação (TI) no desenvolvimento educacional têm sido reconhecidas mundialmente como prioritárias, a fim de apoiar o desenvolvimento acadêmico e científico, alcançar alcance universal e ampliar o conhecimento, bem como facilitar a educação ao longo da vida. Passamos da aprendizagem centrada no professor para a aprendizagem centrada no aluno, fornecendo meios pedagógicos modernos intuitivos e envolventes para que os alunos aprendam sozinhos. Existe, no entanto, uma componente essencial do saber-fazer que muitas vezes só é adquirida no mercado de trabalho, ou quando o ensino envolve actividades práticas do mundo real, o que não é comum nos cursos de primeiro ciclo (Quadro Europeu de Qualificações para a aprendizagem ao longo da vida (QEQ), nível 6). Em Portugal, no nível 4 do QEQ, equivalente ao ensino secundário, existem cursos profissionais especializados destinados a formar pessoas para uma vida profissional ativa muito mais cedo, sem a exigência curricular e científica que é normal no ensino superior. Em 2006, no âmbito do processo de Bolonha, foram implementados os Cursos Técnicos Superiores Profissionais correspondentes ao nível 5 do QEF. Estes cursos têm a propriedade de exigir um estágio obrigatório de 6 meses pela instituição de ensino superior que se realiza em empresas e organizações que exercem atividades profissionais na área para a qual o curso se prepara e que têm as qualificações do formando. Em cada um desses níveis de ensino os objetivos e metodologias de aprendizagem são diferentes e, portanto, os resultados também são diferentes. Hoje em dia, estamos tentando entender como o treinamento em ambientes do mundo real é importante para melhorar o aprendizado. O objetivo do nosso projeto é avaliar o impacto da mudança, enfatizando a inter-relação de organização, currículo, infraestrutura, pedagogia e práticas na construção do ambiente de ensino e aprendizagem (ELT). Este estudo basear-se-á na análise dos currículos, metodologias, durabilidade e competências adquiridas em cada um dos diferentes níveis, a fim de avaliar a pertinência da combinação de estratégias existentes nos diferentes percursos, podendo passar pela necessidade de reformular a realidade atual, quer introduzindo mudanças, quer aumentando os métodos pedagógicos ou os conhecimentos, com vistas a uma formação mais completa e próxima do mercado de trabalho sem descurar toda a formação essencial ao indivíduo e ao seu desempenho profissional.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.21125/inted.2019.1137pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23697
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectBaseado no trabalhopt_PT
dc.subjectCurrículospt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectMetodologiaspt_PT
dc.titleALE - advanced learning environments: work-based learningpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceValenciapt_PT
oaire.citation.endPage4592pt_PT
oaire.citation.startPage4585pt_PT
oaire.citation.titleINTED2019 Proceedingspt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameCamarinha Teixeira
person.familyNameAngélico Gonçalves
person.familyNameAbreu
person.familyNameBraga
person.givenNameAna Paula
person.givenNameMaria José
person.givenNameAntónio
person.givenNameInês
person.identifier.ciencia-id181E-D87B-D0AD
person.identifier.ciencia-id421F-966A-D46E
person.identifier.ciencia-id7C14-46ED-CD45
person.identifier.orcid0000-0003-0437-0052
person.identifier.orcid0000-0003-3318-9973
person.identifier.orcid0000-0001-5958-9188
person.identifier.orcid0000-0001-5278-9363
person.identifier.ridD-4222-2016
person.identifier.scopus-author-id36550333000
person.identifier.scopus-author-id56890722000
person.identifier.scopus-author-id57743078800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0ea26daa-2443-44b3-8b6a-52f4210db3c1
relation.isAuthorOfPublication4dcd9d0b-6759-4704-a543-33e3e8eb446d
relation.isAuthorOfPublication210803ec-9ff0-4dd5-a01f-2dbf628dee26
relation.isAuthorOfPublication2a82b328-ae7f-4d3f-beff-4229e62e18d2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0ea26daa-2443-44b3-8b6a-52f4210db3c1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ALE_WORK-BASED LEARNING_2019.pdf
Size:
301.46 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: