Repository logo
 
Publication

Dinâmicas recentes da relação das famílias com a escola em contextos urbanos material e simbolicamente depreciados: relato de uma aproximação, no terreno, ao ponto de vista dos professores

dc.contributor.authorQueirós, João
dc.date.accessioned2015-06-15T15:03:35Z
dc.date.available2015-06-15T15:03:35Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO presente artigo apresenta e discute alguns resultados de uma investigação sociológica em curso acerca das transformações sociais resultantes das intervenções urbanísticas e habitacionais promovidas pelo Estado no centro do Porto ao longo do último meio século. A investigação em causa é bastante abrangente – quer do ponto de vista do horizonte temporal que abarca, quer do ponto de vista temático –, pelo que neste artigo as atenções estarão centradas na enunciação, a partir da reconstituição empírica e analítica dos pontos de vista de educadores e professores de um agrupamento vertical de escolas, de algumas das dinâmicas recentes da relação das famílias com a instituição escolar em contextos sociais caracterizados por níveis elevados de privação económica e cultural e por processos vincados de segregação física e simbólica.por
dc.description.abstractThis paper wishes to present and discuss some results of an ongoing sociological research on the social transformations resulting from the urban and housing projects put forward by the state in the last half century in Porto’s city centre. Because of the broad timeframe and thematic diversity of this research, this paper will focus its attention on a single purpose, which is the empirical and analytic framing, through the point of view of teachers and other education professionals, of the most recent dynamics in the relation between the families living in materially deprived and symbolically underrated urban areas and public schools.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/6294
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectDesigualdades sociaispor
dc.subjectclasses popularespor
dc.subjectinvestimento na escolarizaçãopor
dc.subjectrelação das famílias com a escolapor
dc.subjectSocial inequalitiespor
dc.subjectworking classespor
dc.subjectschooling investmentpor
dc.subjectfamilyschool relationpor
dc.titleDinâmicas recentes da relação das famílias com a escola em contextos urbanos material e simbolicamente depreciados: relato de uma aproximação, no terreno, ao ponto de vista dos professorespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage78por
oaire.citation.issue1por
oaire.citation.startPage59por
oaire.citation.titleRevista do Centro de Investigação e Inovação em Educaçãopor
oaire.citation.volume2por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Sensos 3 - Dinamicas recentes da relação das famílias.pdf
Size:
116.27 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: