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A relação do espectador com o sujeito fílmico em contextos pedagógicos: a importância do close-up

dc.contributor.authorSantos, Sara
dc.contributor.authorBaptista, Adriana
dc.date.accessioned2020-09-02T15:33:49Z
dc.date.available2020-09-02T15:33:49Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractNo âmbito de um projeto de cinema documental com um ponto de vista sobre o ensino doméstico, pretende-se analisar a ocorrência, contextos e objetivos de diversas técnicas de realização/edição na construção da personagem, aptas para desenhar a individualidade no seio de um coletivo infantil. Equacionados parâmetros como o cenário, a perspetiva, o ponto de vista visual e sonoro, entendeu-se a perspetiva como uma das formas mais produtivas de construir uma relação de afeto (Deleuze 2004) entre o adulto-espectador e a criança-personagem, e uma voz para a personagem. Sendo o close-up um plano de intimidade e expressão, torna-se muito importante para a experiência afetiva do espectador, permitindo o acesso a micro expressões faciais (cf. Ekmann 2003), mas também favorecendo a ‘identificação emocional’ entre espectador e personagem: “If we look at and understand each other’s faces and gestures, we not only understand, we also learn to feel each other’s emotions” (Balazs apud Plantinga 1999, 243).O adulto que assiste através do ponto de vista da criança, dada a posição da câmara, desloca-se mentalmente até à sua própria infância (cf. “Adult-child seer”, Martin-Jones 2001) e a perceção do processo de aprendizagem, através do close-up sobre a criança, (cf. Être et Avoir, Philibert 2002) torna-se um processo de decifração de informações subtis. Entende-se esta ‘identificação emocional’ como um meio possível (longe da intenção paternalista), de colocar o adulto no lugar da criança, sem, todavia, lhe retirar a consciência desse efeito. Enquanto exercício propedêutico capaz de estruturar futuras opções de realização, far-se-á a descrição e a análise do método de close-up, utilizado no documentário Être et Avoir, e da sua relevância na construção da relação afetiva entre o personagem e o espectador.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54416-3-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16213
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAo Norte – Associação de Produção e Animação Audivisualpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.ao-norte.com/img/recursos/publicacoes/conferencia2018.pdf?v=20.30.04
dc.subjectClose-uppt_PT
dc.subjectDocumentário observacionalpt_PT
dc.subjectPersonagem infantilpt_PT
dc.subjectEmpatiapt_PT
dc.titleA relação do espectador com o sujeito fílmico em contextos pedagógicos: a importância do close-uppt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViana do Castelopt_PT
oaire.citation.endPage57pt_PT
oaire.citation.startPage46pt_PT
oaire.citation.titleConferência Internacional de Cinema de Viana 2018pt_PT
person.familyNameBaptista
person.givenNameAdriana
person.identifier.orcid0000-0003-2576-7446
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50
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