Repository logo
 
Publication

Ainda estou a aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura

dc.contributor.authorRibeiro, Iolanda
dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldina
dc.contributor.authorBaptista, Adriana
dc.contributor.authorChoupina, Celda
dc.contributor.authorSantos, Sandra
dc.contributor.authorBrandão, Sara
dc.contributor.authorCadime, Irene
dc.contributor.authorSilva, Carla
dc.contributor.authorFerreira, Albertina
dc.contributor.authorCosta, Lurdes
dc.contributor.authorAzevedo, Helena
dc.contributor.authorCarvalho, Marisa
dc.contributor.authorFreitas, Tânia
dc.contributor.authorChaves-Sousa, Séli
dc.contributor.authorCruz, Joana
dc.contributor.authorFernandes, Ilda
dc.contributor.authorCosme, Maria do Céu
dc.contributor.authorRodrigues, Bruna
dc.date.accessioned2019-12-11T11:26:45Z
dc.date.available2019-12-11T11:26:45Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA plataforma educativa interativa AEA - AINDA ESTOU A APRENDER (https://aindaestouaprender.com/) é um recurso educativo, de acesso livre, que tem como finalidade principal apoiar a aprendizagem da leitura, nomeadamente em alunos que apresentam dificuldades (DAL). Especificamente, pretendeu-se disponibilizar a professores e a outros profissionais um conjunto de atividades e materiais de avaliação que permitam a descrição quer dos conhecimentos/competências já adquiridos no âmbito da leitura, quer das competências em que os alunos apresentam dificuldades. Esta avaliação deve ser conduzida na ótica da organização de um plano de intervenção individualizado e adequado ao padrão e ao perfil de dificuldades de cada aluno. Para tal, foi também desenvolvido um conjunto de materiais, organizados em duas Páginas – “O que já sei” e “Vou aprender” –, que permitem, respetivamente, efetuar a avaliação e o treino/consolidação de aprendizagens no âmbito da leitura. Pais, outros técnicos, e alunos (com ou sem dificuldades) podem aceder igualmente à Plataforma e a todas as atividades nela inseridas. A conceção deste recurso pedagógico está ancorada numa revisão sistemática da investigação que tem sido produzida na área das Dificuldades de Aprendizagem da Leitura (DAL). A construção deste recurso educativo foi possível graças ao financiamento obtido no âmbito do Concurso de Apoio a Projetos de Investigação nos Domínios da Língua e da Cultura Portuguesas (Ref. 134604) promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian através do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas em 2014. Esta obra integra todos os conteúdos desenvolvidos (e que fazem parte da plataforma AEA), desde os referenciais teóricos às grelhas de avaliação, passando pela descrição dos procedimentos/atividades e materiais a usar na avaliação e intervenção nas DAL. Embora as atividades propostas sejam efetuadas maioritariamente em formato digital, elas estão também disponíveis para serem efetuadas em formato “papel e lápis”. Apesar de toda a informação presente nesta obra estar acessível na plataforma, entendeu-se que a sua organização em formato de e-book, poderia constituir-se como facilitadora na exploração da plataforma e como alternativa para os utilizadores que preferem a leitura em formato livro. Assim sendo, e uma vez que a presente edição reproduz, na íntegra, os conteúdos e materiais disponibilizados na plataforma, ao longo deste livro o leitor irá encontrar, frequentemente, a expressão “nesta plataforma”. Alguns dos materiais usados são apresentados em formato áudio ou vídeo, pelo que, em caso de se optar por implementar as atividades em formato “papel e lápis”, estes materiais terão de ser previamente descarregados através do Repositorium da Universidade do Minho em http://hdl.handle.net/1822/42431 ou na Biblioteca da plataforma em https://aindaestouaprender.com/. É permitida a duplicação de todos os materiais desta obra exclusivamente para efeitos de intervenção e de investigação.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado no Concurso de Apoio a Projetos de Investigação nos Domínios da Língua e da Cultura Portuguesas (Ref. 134604) promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian através do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas em 2014, tendo sido cofinanciado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através de fundos nacionais, e pelo FEDER, através do COMPETE 2020, no âmbito do acordo Portugal 2020 (POCI-01-0145- FEDER-007653 e POCI-01-0145-FEDER-007562).
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8619-22-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15105
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEditora Lusoinfo Multimédiapt_PT
dc.relationEste trabalho foi financiado no Concurso de Apoio a Projetos de Investigação nos Domínios da Língua e da Cultura Portuguesas (Ref. 134604) promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian através do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas em 2014, tendo sido cofinanciado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através de fundos nacionais, e pelo FEDER, através do COMPETE 2020, no âmbito do acordo Portugal 2020 (POCI-01- 0145-FEDER-007653 e POCI-01-0145-FEDER-007562)pt_PT
dc.relation134604
dc.relationPOCI-01-0145-FEDER-007653
dc.relationPOCI-01-0145-FEDER-007562
dc.relation.publisherversionhttps://www.aindaestouaprender.com/img/livro.pdfpt_PT
dc.titleAinda estou a aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leiturapt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
person.familyNameBaptista
person.givenNameAdriana
person.identifier.orcid0000-0003-2576-7446
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LIV_AdrianaBaptista_2016_1.pdf
Size:
3.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: