Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O clarinete no classicismo musical

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_IdilioNunes_2012.pdf825.52 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No âmbito da minha atividade de docente e intérprete constatei ao longo dos anos a importância dos primeiros passos na pedagogia do clarinete. Convicto que o repertório do Classicismo musical seria fundamental paro o ensino dos jovens e futuros músicos, entendi encetar este estudo aprofundado sobre o período do Classicismo Musical. Para cumprir este objetivo, e após uma abordagem histórica e organológica genérica, incluí um estudo de caso com sujeitos de investigação os quais foram submetidos a duas experiências, uma leitura à 1ª vista do compositor clássico Johann Stamitz, e uma outra versão 48 horas após o primeiro contacto com a partitura. Os resultados demonstram a eficácia da abordagem da obra do período clássico, ainda que ainda de forma embrionária. A qualidade da sonoridade é substancialmente melhor, a abordagem técnica e interpretativa sobe de qualidade de forma imediata. Como conclusão deste trabalho, demonstra-se a importância do repertório do Classicismo musical no ensino inicial do Clarinete, salientando-se a necessidade de estudos aplicados mais avançados sobre a performance do Clarinete, aliados à procura da qualidade da sonoridade e estilos interpretativos.
As part of my work as a teacher and interpreter I noticed over the years the importance of the first steps in clarinet teaching. Convinced that the repertoire of musical Classicism formed the foundation of the education of the young and upcoming musicians, I did engage in this study on the period of Classicism. To meet this goal, and after a historical and organological generic delimitation include a case study with research subjects which underwent two experiments, one reading prima vista classical composer Johann Stamitz, and another version 48 hours after the first contact with the score. The results demonstrate the effectiveness of the approach of the work of the classical period, though still in embryonic form. The sound quality is substantially better, the technical approach and interpretative quality goes up immediately. In conclusion this study demonstrates the importance of the repertoire of musical Classicism in teaching Clarinet, highlighting the need for more advanced applied studies on the performance of the Clarinet, improving quality sound and interpretive styles.

Description

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue