| dc.contributor.author | Couto, A. | |
| dc.date.accessioned | 2019-01-04T09:34:45Z | |
| dc.date.available | 2019-01-04T09:34:45Z | |
| dc.date.issued | 2017 | |
| dc.description.abstract | A Geometria é considerada como o conteúdo do currículo onde o aluno aprende a raciocinar e a compreender a estrutura axiomática da matemática (NCTM, 2008). Como área favorável ao desenvolvimento do pensamento geométrico é um excelente recurso para representar e dar significado ao mundo que nos envolve. O seu ensino deve proporcionar experimentação e descoberta favorecendo o desenvolvimento de uma outra forma de raciocínio – o raciocínio geométrico. Neste estudo as tarefas utilizadas, para além de privilegiarem a componente visual, foram selecionadas de modo a poderem ser implementadas por estes futuros professores na sua atividade docente. O desempenho e a atitude dos grupos indicaram que tarefas que incluam o desafio, a componente visual e a aplicabilidade futura são determinantes para o envolvimento dos grupos e potenciam o desenvolvimento do raciocínio geométrico. Este estudo corroborou que a motivação do aluno para se envolver no processo de ensino e aprendizagem é crucial. A vontade de querer aprender, a pretensão de abraçar a carreira docente, a consciência das dificuldades e a vontade em as superar foram fatores que pesaram na predisposição afetiva positiva para a Geometria. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-3-330-75123-1 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/12513 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.title | Uma visão sobre a Geometria na Formação do Professor | pt_PT |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.title | Saarbrücken: Novas Edições Académicas | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | bookPart | pt_PT |
