Repository logo
 
Publication

Uma visão sobre a Geometria na Formação do Professor

dc.contributor.authorCouto, A.
dc.date.accessioned2019-01-04T09:34:45Z
dc.date.available2019-01-04T09:34:45Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA Geometria é considerada como o conteúdo do currículo onde o aluno aprende a raciocinar e a compreender a estrutura axiomática da matemática (NCTM, 2008). Como área favorável ao desenvolvimento do pensamento geométrico é um excelente recurso para representar e dar significado ao mundo que nos envolve. O seu ensino deve proporcionar experimentação e descoberta favorecendo o desenvolvimento de uma outra forma de raciocínio – o raciocínio geométrico. Neste estudo as tarefas utilizadas, para além de privilegiarem a componente visual, foram selecionadas de modo a poderem ser implementadas por estes futuros professores na sua atividade docente. O desempenho e a atitude dos grupos indicaram que tarefas que incluam o desafio, a componente visual e a aplicabilidade futura são determinantes para o envolvimento dos grupos e potenciam o desenvolvimento do raciocínio geométrico. Este estudo corroborou que a motivação do aluno para se envolver no processo de ensino e aprendizagem é crucial. A vontade de querer aprender, a pretensão de abraçar a carreira docente, a consciência das dificuldades e a vontade em as superar foram fatores que pesaram na predisposição afetiva positiva para a Geometria.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-3-330-75123-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12513
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.titleUma visão sobre a Geometria na Formação do Professorpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleSaarbrücken: Novas Edições Académicaspt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Art_Angela Couto_2017 (2).pdf
Size:
157.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: