Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O impacto do formador no percurso formativo e profissional do formando

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_EduardaPinto_2017.pdf1.55 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Atualmente assiste-se a uma sociedade que tem de conviver cada vez mais com a taxa de desemprego, desenfreada, que tem assolado o nosso país. A consequência deste problema são os formandos, ex. trabalhadores, e jovens que não tendo obtido sucesso dentro da aprendizagem convencional, chegam à formação cada vez em maior número Urge aqui a necessidade de iniciarmos o desenvolvimento destas competências na própria formação. Ou seja, através de um referencial sustentado por uma abordagem comunicacional das ligações interpessoais, importa observar, analisar e avaliar o modo como os formadores comunicam e se relacionam com os formandos. Optamos por uma abordagem metodológica qualitativa para atingir os objetivos deste estudo, baseando-nos em entrevistas semiestruturadas e sua análise. Estas entrevistas foram realizadas, individualmente, com formandos que frequentam atualmente formação no IEFP- Centro de Emprego e Formação Profissional. Esta análise tem como objetivo geral, perceber qual o impacto que o formador tem na vida do formando, tanto a nível pessoal, social e profissional. Bem como da necessidade de compreendermos o nosso papel como formadores, junto do nosso publico alvo, os formandos. Apuramos com esta metodologia de investigação, que o formador tem uma influência que, vai muito para além das suas funções de formador. A metodologia escolhida pelo formador, a sua capacidade de envolvência e motivação das turmas, tem uma influência determinante na motivação, envolvência e progresso pessoal e profissional de cada formando. O formador, inclusive, poderá ser para o formando um modelo a seguir, ou uma inspiração! Na vida existem vários caminhos… Ficamos felizes de termos a oportunidade de orientar-vos de forma a encontrarem o vosso…
Nowadays, there is a society that has to coexist more and more with the unbridled unemployment rate that has devastated our country. The consequence of this problem is the trainees, eg. Workers, and young people who have not been successful in conventional learning, reach the formation in greater numbers It is urgent here to begin the development of these skills in the training itself. That is, through a referential supported by a communicational approach to interpersonal connections, it is important to observe, analyze and evaluate how the formators communicate and relate to the trainees. We opted for a qualitative methodological approach to achieve the objectives of this study, based on semi-structured interviews and their analysis. These interviews were conducted individually with trainees currently attending training at IEFP - Employment and Vocational Training Center. The purpose of this analysis is to understand the impact that the trainer has on the trainee's life, both personally, socially and professionally. As well as the need to understand our role as trainers, with our target audience, the trainees. We find out from this research methodology that the trainer has an influence that goes far beyond his role of trainer. The methodology chosen by the trainer, his ability to involve and motivate the classes has a determining influence on the motivation, involvement and personal and professional progress of each trainee. The trainer, even, may be for the trainee a model to follow, or an inspiration! In life there are several paths ... We are happy to have the opportunity to guide you in order to find your ...”

Description

Keywords

Formation Trainees Empathy Motivation Formação Formandos Empatia Motivação

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License