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Audit expectation gap: comparação entre dois setores de atividade

datacite.subject.fosAuditoriapt_PT
dc.contributor.advisorDias, Alcina Augusta de Sena Portugal
dc.contributor.authorSousa, Catarina Estanislau Marques Pereira Barbosa de
dc.date.accessioned2021-03-31T09:52:30Z
dc.date.available2021-03-31T09:52:30Z
dc.date.issued2021-01-18
dc.descriptionEsta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júript_PT
dc.description.abstractA auditoria tem como intuito aumentar o grau de confiança dos utilizadores das demonstrações financeiras, através da comunicação da opinião do auditor sobre estas aos stakeholders. Geralmente, essa opinião diz respeito à forma como as demonstrações são preparadas, em todos os aspetos materiais, e se expõem uma visão verdadeira e apropriada da situação da entidade. Contudo, a literatura aponta para a existência de aspetos do trabalho de auditoria que o público desconhece ou sobre os quais tem uma perceção incorreta. Tais contrastes podem manifestar-se, entre outros, no que diz respeito ao objetivo de uma auditoria, aos deveres atribuídos aos profissionais da área e às garantias por si dadas sobre as demonstrações financeiras. Estas diferentes perceções sobre o trabalho de auditoria entre quem audita e os vários grupos com interesse nas demonstrações analisadas constituem a Audit Expectation Gap - diferenças de expectativas em auditoria. O presente estudo visa analisar em que medida este gap está presente entre auditores e o público em geral, de que forma é que estas expectativas são condicionadas pelos conhecimentos do público em auditoria e averiguar se o gap se manifesta quando são colocados frente a frente dois setores de atividade distintos. Para tal, foi conduzida uma investigação através de um questionário.pt_PT
dc.description.abstractAuditing aims to increase the level of confidence of users of financial statements, by communicating the auditor's opinion about them to the stakeholders. Generally, this opinion concerns the way the statements are prepared, in all material aspects, and if they present a true and fair view of the entity's situation. However, the literature points to the existence of aspects of the audit work that the public is unaware of or about which they have an incorrect perception. Such contrasts may manifest, among others, regarding the objective of an audit, the duties attributed to its professionals and the guarantees given by them regarding the financial statements. These different perceptions about the audit work between the auditor and the various groups with an interest in the analysed statements constitute the Audit Expectation Gap – the differences in expectations in auditing. This study intends to analyse the extent to which this gap is present between auditors and the general public, how these expectations are conditioned by the knowledge of the public regarding auditing and ascertain whether the gap manifests itself when two distinct sectors of activity are compared. To verify this, an investigation was conducted through a questionnaire.pt_PT
dc.identifier.tid202653960pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/17727
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAuditoriapt_PT
dc.subjectAuditoria externapt_PT
dc.subjectAudit expectation Gappt_PT
dc.subjectStakeholderspt_PT
dc.subjectAuditpt_PT
dc.subjectExternal auditpt_PT
dc.titleAudit expectation gap: comparação entre dois setores de atividadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAuditoriapt_PT

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