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Abstract(s)
O conceito de competĂȘncia tem sido amplamente explorado na literatura, promovendo a existĂȘncia de diversas conceptualizaçÔes e abordagens, dificultando a sua definição. Contudo, a compreensĂŁo da sua evolução e diversidade conceptual revela-se enriquecedora, na medida em que espelha as prĂłprias mutaçÔes ao nĂvel das prĂĄticas de gestĂŁo de recursos humanos.
Neste trabalho terĂĄ lugar a uma revisĂŁo bibliogrĂĄfica que espelha as referidas evoluçÔes: teĂłrica e prĂĄtica efetiva na gestĂŁo de recursos humanos. Desta forma, procedemos a uma pesquisa bibliogrĂĄfica em diversas bases de dados (em publicaçÔes de natureza cientĂfica) tendo como referĂȘncia temporal base a dĂ©cada de 70, perĂodo em que emerge a discussĂŁo em torno do tema.
Este conceito surge na AmĂ©rica no final dos anos 60, inĂcio dos anos 70, francamente associado aos traços de personalidade.
McClelland (1973) o principal impulsionador desta perspetiva, define competĂȘncia como a capacidade de aplicar ou usar o conhecimento, capacidades, habilidades, comportamentos e caracterĂsticas pessoais de modo a concretizar um desempenho profissional bem sucedido em tarefas crĂticas. A definição deste conceito tem sofrido complexas mutaçÔes ao longo dos anos e a sua evidente pertinĂȘncia espelha-se na importĂąncia crescente atribuĂda no contexto organizacional, nomeadamente nas suas prĂĄticas de gestĂŁo de recursos humanos.
Neste trabalho fazemos uma revisĂŁo bibliogrĂĄfica onde se evidencia a pertinĂȘncia da emergĂȘncia do conceito de competĂȘncia, se apresenta a evolução do conceito atĂ© ao momento, assim como as abordagens, dimensĂ”es e nĂveis de anĂĄlise do conceito. SĂŁo discutidas as conceptualizaçÔes e indicadas as suas implicaçÔes para a teoria e prĂĄtica.
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Keywords
Abordagens teĂłricas de competĂȘncia CompetĂȘncia Conceito de CompetĂȘncia Tipologias de CompetĂȘncia
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Instituto PolitĂ©cnico do Porto. Escola Superior de Estudos Industriais e de GestĂŁo ; Instituto PolitĂ©cnico de SetĂșbal. Escola Superior de CiĂȘncias Empresariais