Repository logo
 
Publication

Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Jorge Alexandre
dc.contributor.advisorBarros, Rosa Maria
dc.contributor.advisorLopes, Carla
dc.contributor.authorLeitão, Inês Filipa Mangana
dc.date.accessioned2023-10-27T10:42:22Z
dc.date.available2023-10-27T10:42:22Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractO presente relatório de estágio tem como propósito apresentar uma reflexão acerca das aprendizagens efetuadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, terminando, assim, o 2.º ciclo de estudos realizados na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Encontra-se estruturado em três capítulos abrangentes, começando o primeiro capítulo por uma reflexão sobre a relação do estagiário com o seu polo de estágio. De seguida é apresentada uma contextualização do polo de estágio, incluindo a caracterização das disciplinas e turmas envolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. No segundo capítulo, é exposto e descrito, detalhadamente, todo o processo do estágio: i) a observação e registo de aulas; ii) a planificação e lecionação de aulas; iii) reflexões e análises pertinentes. O terceiro capítulo apresenta uma investigação sobre o tema “Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música: conceções, propósitos e desvios educativos”. Como instrumentos de recolha de dados, optou-se por um questionário por inquérito direcionado para os docentes da disciplina de Formação Musical, os respetivos alunos e pais, oriundos em duas tipologias de escolas artísticas diferentes, privada e pública do ensino especializado de música. A revisão de literatura em conjunto com a análise dos resultados dos questionários e as suas interseções, tem como objetivo fornecer aos leitores diversas perspetivas e várias realidades em relação a cada questão dos inquéritos e dos trabalhos para casa. Procura-se, assim, que os leitores façam uma reflexão sobre este tema e de que forma aplicar na prática.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this internship report is to present a reflection on the learning made throughout the Supervised Teaching Practice, thus ending the 2nd cycle of studies conducted in the School of Education and the School of Music and Performing Arts of the Polytechnic of Porto. It is structured in three comprehensive chapters, the first chapter begins with a reflection on the relationship of the trainee with his/her internship center. Next, a contextualization of the internship site is presented, including the characterization of the subjects and classes involved in the Supervised Teaching Practice. In the second chapter, the whole internship process is explained and described in detail: i) the observation and recording of lessons; ii) the planning and teaching of lessons; iii) relevant reflections and analyses. The third chapter presents an investigation on the topic "Homework in the discipline of Music Training of specialized music education: conceptions, purposes and educational deviations". As instruments of data collection, a survey questionnaire was chosen, and it is directed to the teachers of the discipline of Music Education, the respective students and parents, from two different types of art schools, private and public specialized education. The literature review together with the analysis of the questionnaire results and their intersections, aims to provide readers with various perspectives and various realities regarding each question in the surveys and the homework assignments. Seeking to have readers reflect on this topic and how to apply it in practice.pt_PT
dc.identifier.tid203383575
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23795
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectEnsino especializado de músicapt_PT
dc.subjectTrabalhos para casa na formação musicalpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectMusic educationpt_PT
dc.subjectHomework in music educationpt_PT
dc.subjectSpecialized music educationpt_PT
dc.titleOs Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Inês Leitão_2023.pdf
Size:
30.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: