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Débil articulação entre os coordenadores de departamento e de estabelecimento

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMoreira, António Jorge Reis
dc.contributor.authorSousa, Maria Alexandra Policarpo Vieira de
dc.date.accessioned2017-05-05T17:28:26Z
dc.date.available2017-05-05T17:28:26Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractO presente estudo é o resultado de um processo de investigação, que pretende estabelecer um plano de ação para reduzir as decisões contraditórias sobre um mesmo assunto que surgem de dois órgãos de gestão intermédia. O trabalho do coordenador de departamento e do coordenador de estabelecimento deve ser orientado, com base num projeto devidamente elaborado tendo em conta as necessidades manifestadas pelos docentes que o compõem. Este projeto será o resultado de reflexões por parte dos docentes sobre o que é a escola e o que poderá vir a ser, tendo como objetivo a inovação da prática pedagógica para aumentar a qualidade do serviço prestado e o consequente sucesso dos alunos/crianças. O coordenador de estabelecimento e de departamento são figuras com uma presença muito marcante, quer pela posição que ocupam, enquanto gestores intermédios na sua organização, quer pelo manancial de funções e papéis que desempenham. A visão da organização, o modo como é interpretada a função e as ações estratégicas desenvolvidas, são dimensões da atividade de gestão que se pretenderam compreender e problematizar. Quanto ao estudo empírico, optamos pelo estudo de caso, uma vez que se trata de um problema singular com características próprias, utilizamos como técnicas metodológicas a entrevista semiestruturada aplicadas a alguns docentes da educação pré-escolar e a análise documental. Este estudo foi desenvolvido no agrupamento de escolas de Vilela tendo como intervenientes os docentes da educação pré-escolar.pt_PT
dc.description.abstractThis study is the result of a research process that seeks to establish an action plan to reduce contradictory decisions on the same subject that arise from two bodies of middle management: the department coordinator and the coordinator of the establishment. The work of the department coordinator and the coordinator of establishment should be guided, based on a project properly prepared that took into account the needs expressed by teachers who compose it. This project is the result of reflections from teachers about what the school is and what it could be, with the aim of pedagogical innovation in order to improve the quality of the provided service and the consequent success of students / children. The coordinator of school and the coordinator of department are figures with a very striking presence, not only because of the position they occupy as middle managers in their organization, but also because of their source of functions and roles. The vision of the organization, how it is understood, its functions and strategic actions, are the dimensions of management that we sought to understand and discuss. As for the empirical study we chose the case study, because it is a single and individual problem, for which were applied methodological techniques (semistructured interviews and document analysis),to inquire some of the teachers of the department of preschool education. This study was conducted at cluster schools Vilela having to intervene with teachers of pre-school educationpt_PT
dc.identifier.tid202765490
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9820
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectAutonomia e gestãopt_PT
dc.subjectgestão intermédiapt_PT
dc.subjectpoderes decisóriospt_PT
dc.subjectAutonomy and managementpt_PT
dc.subjectmiddle managementpt_PT
dc.subjectdecisionmaking powerspt_PT
dc.titleDébil articulação entre os coordenadores de departamento e de estabelecimentopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

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