Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Qualificação Profissional

authorProfile.affiliationResearch-Action
authorProfile.affiliationEducational environment
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorNeiva, Manuel Fernando Gonçalves
dc.contributor.authorOliveira, Andreia Filipa Abreu
dc.date.accessioned2016-01-18T14:05:50Z
dc.date.available2016-01-18T14:05:50Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, desenvolveu-se o presente relatório de qualificação profissional, em que será analisada de forma reflexiva a Prática Pedagógica Supervisionada da mestranda, em contexto da Educação Pré-Escolar. O objetivo fulcral da desta intervenção em contexto educativo consistiu em promover a construção de aprendizagens que permitissem uma tomada de consciência do compromisso e responsabilidade atribuída ao Educador de Infância. A formanda teve oportunidade de desenvolver um perfil próprio enquanto futura Educadora de Infância, tendo como base as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, num processo ativo de investigação-ação. Comparando a ação educativa da formanda em momentos iniciais do estágio, com momentos já mais avançados neste processo, reconhece-se uma evolução nas dimensões da observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, que compõem o ciclo reflexivo da metodologia supracitada, evolução essa que resultou num progressivo desenvolvimento de competência profissionais. Durante a intervenção no contexto educativo, a formanda recorreu a estratégias e instrumentos de reflexão, nomeadamente os guiões de pré- observação, as planificações, as narrativas colaborativas, os diários de formação, as notas de campo e as reuniões com o Supervisor Institucional, a Educadora Cooperante e a díade de formação. A organização do ambiente educativo consistiu numa das preocupações da formanda, que procurou atender à necessidade de organizar de forma flexível o espaço, tempo e grupo.pt_PT
dc.description.abstractUnder the scope of the Masters in Preschool Education and Teaching 1. º Primary School, was developed this professional qualification report, on which will be reflexively analized the period of Practice Pedagogical Supervised of the graduate student in the context of Preschool Education. The key objective of this intervention in an educational context was to promote the construction of learning and to enable an awareness of the commitment and responsibility assigned to the pre-school teacher. The student had the opportunity to develop her own profile as a future Childhood Educator, based on the Curriculum Guidelines for Pre-School Education, through an active process of action research. Comparing the educational action of the trainee in the early moments of the stage, with moments already more advanced in this process, it is possible to recognize a change in the dimensions of the observation, planning, action, reflection and evaluation, comprising the reflective cycle of the aforementioned methodology, and that this evolution resulted in a progressive development of professional competence. During the intervention in the educational context, the trainee resorted to strategies and tools for analysis, including the scripts for pre-observation, the weekly lesson plans, collaborative narratives, training diaries, field notes and meetings with the Institutional Supervisor, the Cooperating educator and the pedagogical dyad. The organization of the educational environment consisted on one of the trainee's concerns, which sought to address the need to flexibly organize space, time and group.pt_PT
dc.identifier.tid201165880
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7408
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática Pedagógica Supervisionadapt_PT
dc.subjectSupervised Teaching Practicept_PT
dc.subjectEducador de Infância
dc.subjectInvestigação-ação
dc.subjectAmbiente educativo
dc.subjectChildhood Educator
dc.titleRelatório de Estágio de Qualificação Profissionalpt_PT
dc.title.alternativeRelatório da Prática Supervisionada no Contexto de Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RM_AndreiaOliveira_2013.pdf
Size:
4.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: