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Abstract(s)
Todos os indivíduos utilizam diariamente Produtos cosméticos e de Higiene Corporal (PCHC). A existência de reações adversas constitui uma preocupação e, para avaliar os riscos de exposição do consumidor, torna-se importante conhecer os padrões de consumo. Existem inúmeros fatores que influenciam a compra destes produtos, dos quais se destaca a publicidade. Os objetivos principais deste trabalho foram: abordar o risco de exposição associado à utilização de PCHC; caracterizar os padrões de consumo de utilização de PCHC na população da região norte de Portugal; e avaliar de que forma a publicidade influencia a decisão de compra. O trabalho foi dividido em três estudos: uma revisão de literatura, um estudo observacional, descritivo e transversal, aplicado a 385 indivíduos da região norte de Portugal; e recolha de anúncios publicitários. Existem grupos de substâncias (conservantes, metais pesados, fragrâncias e filtros solares) usadas nos PCHC associados a um potencial risco de reações adversas, nomeadamente dermatites alérgicas e desregulações endócrinas. A utilização destes produtos varia consoante o género e a idade, sendo superior nas mulheres jovens. Os produtos utilizados em maior quantidade e frequência correspondem ao creme corporal, higiene corporal, colutório, desodorizante e creme facial. A qualidade e o preço destacaram-se como os principais fatores influenciadores na escolha de PCHC.
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Keywords
Produtos cosméticos e de higiene corporal Padrões de consumo Substâncias nocivas Publicidade Decisão de compra