Publication
O Educador de Infância como promotor de relações empáticas
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro | |
| dc.contributor.author | Rocha, Mariana Alves da | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-04T15:18:40Z | |
| dc.date.available | 2025-12-04T15:18:40Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.date.submitted | 2025 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório de estágio, integrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar, investiga a importância do estilo de interação do Educador de Infância na promoção de relações empáticas. O estágio decorreu em contexto de Creche e de Educação Pré-Escolar, onde foram investigadas e desenvolvidas experiências educativas, integrando diferentes áreas de aprendizagem e conteúdos, tendo como estratégia transversal a promoção do desenvolvimento socioemocional das crianças. A existência de um enquadramento teórico fundamenta a relevância da escolha do tópico de estudo, bem como as decisões pedagógicas da mestranda que estiveram na base das ações educativas realizadas. A metodologia adotada foi a investigação-ação, proporcionando uma reflexão contínua e cíclica sobre as práticas educativas permitindo uma (re)construção de conhecimento. Foram descritas e analisadas ações educativas significativas, evidenciando a potencialidade do tema. Assim, durante a Prática Educativa Supervisionada, a mestranda desenvolveu competências no âmbito do domínio da observação, da planificação, da ação e da reflexão. O princípio da intencionalidade educativa que norteou as suas ações, permitiu que mestranda reconhecesse o valor do estilo de interação adotado, bem como a relevância da construção de relações empáticas como uma mais-valia na sua aprendizagem profissional e como futura Educadora de Infância | por |
| dc.description.abstract | This internship report, part of the Master's Degree in Pre-School Education, investigates the importance of the Early Childhood Educator interaction style in promoting empathetic relationships. The internship took place in a nursery and pre-school setting, where educational experiences were investigated and developed, integrating different areas of learning and content, with the promotion of children's socio-emotional development as a transversal strategy. The existence of a theoretical framework underpins the relevance of the choice of study topic, as well as the pedagogical decisions made by the master's student that formed the basis of the educational actions carried out. The methodology adopted was action research, providing continuous and cyclical reflection on educational practices, allowing for the (re)construction of knowledge. Significant educational actions were described and analyzed, highlighting the potential of the theme. Thus, during the Supervised Educational Practice, the master's student developed skills in the areas of observation, planning, action, and reflection. The principle of educational intentionality that guided her actions allowed the master's student to recognize the value of the interaction style adopted, as well as the relevance of building empathetic relationships as an added value in her professional learning and as a future Early Childhood Educator. | eng |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/31104 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Educador | |
| dc.subject | Educação de infância | |
| dc.subject | Empatia | |
| dc.subject | Desenvolvimento socioemocional | |
| dc.subject | Educator | |
| dc.subject | Early childhood education: Empathy | |
| dc.subject | Socio-emotional development | |
| dc.title | O Educador de Infância como promotor de relações empáticas | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar |
