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Authors
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Abstract(s)
É objetivo da investigação analisar o papel que as motivações assumem na decisão de lançamento
de uma iniciativa de empreendedorismo em Portugal. Para o efeito, parte-se de uma revisão de
literatura sobre o tema, seguindo-se a realização de uma investigação quantitativa através de um
inquérito por questionário online enviado aos responsáveis de Organizações Não Governamentais
para o Desenvolvimento existentes em Portugal e de projetos cotados na Bolsa Portuguesa de
Valores Sociais. A investigação revela que os indivíduos quando se envolvem no
empreendedorismo social o fazem de uma forma intencional, tendo em mente determinados
propósitos que pretendem alcançar. O estudo realizado confirma a relevância de três objetivos na
formação das intenções: a determinação social, a afiliação para com uma determinada comunidade e
os objetivos de caráter pessoal, de natureza não pecuniária, relacionados com a autorrealização. Os
resultados indicam que a prática do empreendedorismo social é compatível com um conjunto de
motivações, de natureza não exclusivamente social, muito embora a determinação social seja
predominante na decisão. A investigação apresenta como principal limitação o número de respostas
obtidas. A relevância do estudo resulta das implicações práticas para o fomento do nível de
empreendedorismo social em Portugal, desde que os poderes públicos atuem sobre os fatores com
maior influência na formação das intenções para a adoção de um comportamento socialmente
empreendedor. A investigação é realizada numa área considerada crucial para a compreensão do
empreendedorismo social, onde os estudos empíricos são ainda considerados escassos, em
particular no panorama nacional.
Description
Keywords
Empreendedorismo social Antecedentes de comportamento Motivações Empreendedor social
Citation
Santos, José de Freitas. Papel das motivações do empreendedor na decisão de lançamento da iniciativa social. Portuguese Journal of Finance,Management and Accounting, 1, 2, 31-55, 2015.