Repository logo
 
Publication

Aplicação da metodologia de análise de valor a mecanismos de barreira para aplicações ferroviárias

datacite.subject.fosMateriais e Tecnologias de Fabricopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Francisco José Gomes da
dc.contributor.authorMarques, Gonçalo Vaz
dc.date.accessioned2017-11-23T10:16:01Z
dc.date.available2020-07-12T00:30:17Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractOs mecanismos de barreiras aplicados no universo ferroviário existem desde há várias décadas, tendo sempre tido como primeira preocupação a garantia da segurança funcional da sua utilização. Para o conseguir, foram sempre recorrendo a técnicas e tecnologias de grande maturidade à data do seu desenvolvimento. Como consequência, estes equipamentos apresentaram sempre um custo relativamente alto, quando comparados com outros semelhantes utilizados noutro tipo de aplicações, e tiveram ciclos de vida mais longos. Este alongamento dos ciclos de vida faz, ainda hoje, com que, no fim desses ciclos, os equipamentos apresentem problemas de obsolescência dos seus componentes. Este trabalho teve como base os mecanismos de meia barreira X Safe da EFACEC, aplicados em passagens de nível em diversos locais, em Portugal e no estrangeiro. Após uma análise dos componentes do mecanismo, processos de fabrico e falhas mais comuns, procedeu-se a uma cuidada avaliação das soluções aplicadas pela concorrência em sistemas equivalentes. O protótipo resultante deste trabalho permitiu baixar o preço do equipamento, e mostrar um leque variado de opções que podem passar a ser aplicadas, de modo a que o preço se mantenha reduzido e que evitem falhas graves do sistema na sua aplicação no terreno.pt_PT
dc.description.abstractLevel crossing barriers mechanisms applied in the railway environment are in use for several decades, having always considered as first concern ensuring its functional safety. To achieve this, they have always been used techniques with great technology maturity regarding the time of the development. As a result, these devices have always presented a high cost and longer life cycles, when compared with similar devices used in other types of applications. This lengthening of life cycles is today, in the end of these cycles, presenting problems of its components due to equipment obsolescence. This work was based on the EFACEC X Safe half-barrier mechanism, applied at level crossings in several places, in Portugal and abroad. After an analysis of the mechanism components, manufacturing processes and most common failure events, a careful evaluation of the solutions applied by the competitors in similar systems was carried out. The prototype resulting from this work allowed lowering the price of the equipment, and to demonstrate a varied range of options those can be applied in order to keep the price low and avoid serious failures of the system on the ground.pt_PT
dc.identifier.tid201747103pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10494
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFerroviapt_PT
dc.subjectPassagens de nívelpt_PT
dc.subjectAnálise de valorpt_PT
dc.subjectEngenharia de valorpt_PT
dc.subjectAnálise FMEApt_PT
dc.subjectRailwaypt_PT
dc.subjectLevel crossing barrierspt_PT
dc.subjectValue Analysispt_PT
dc.subjectValue Engineeringpt_PT
dc.subjectFMEApt_PT
dc.titleAplicação da metodologia de análise de valor a mecanismos de barreira para aplicações ferroviáriaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Mecânicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_GoncaloMarques_2017_MEM.pdf
Size:
6.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: