Repository logo
 
Publication

Relatório Final da Prática Educativa Supervisionada

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sara de Barros
dc.contributor.authorAlmeida, Joana Isabel Rocha
dc.date.accessioned2017-06-30T12:59:38Z
dc.date.available2017-06-30T12:59:38Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractA educação de infância exige um conjunto de competências e saberes profissionais por parte do/a educador/a de infância, que promovam as aprendizagens e do desenvolvimento das crianças. Assim, enquanto reflexo da formação para a docência na Educação de Infância, o presente relatório pretende apresentar uma análise descritiva e critica do processo profissionalizante da mestranda. A Prática Educativa Supervisionada, enquanto pilar da formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar, possibilita o desenvolvimento de competências profissionalizantes nas valências de creche e de educação pré-escolar. Em prol disso, é necessário um enquadramento teórico sólido como base, com princípios, orientações e referências, para corresponder às competências e responsabilidades de um/a educador/a de infância. De modo a mobilizar os referenciais teóricos, foram desenvolvidos dois estágios profissionalizantes, nas respetivas valências. Importa ainda salientar que a prática pedagógica teve como base a metodologia de Investigação-ação, que, por sua vez, contribui significativamente não só para o desenvolvimento da qualidade de competências, como também e sobretudo para o desenvolvimento da qualidade do respetivo contexto educativo. Assim, os contextos de estágios e todos os processos a eles associados, considerando o perfil e ação do/a educador/a de infância, foram os principais elementos que contribuíram para o desenvolvimento de competências profissionais. Por fim, a mestranda acredita que todo o percurso formativo formou uma base sustentada para o seu futuro desempenho profissional, não esquecendo, no entanto, a necessidade da formação constante, na medida em que só deste modo é possível corresponder às exigências do quotidiano.pt_PT
dc.description.abstractPreschool educacion requires a set of professional knowledge and competences from the child educator so he/she can promote learning and development of the children. This way as a reflection of the training for teaching childhood education, the present document intends to present a descriptive and critic analysis of all the professional process. The Supervised Teaching Practice, as the core of the Preschool Education Master, allows the development of professional competences in day care and preschool teaching. On that, it’s necessary to have a theoretical background, with principles, orientations and references, to match the competences and responsibilities of a child educator. Therefore, to mobilize theoretical references, it was made two professional internships, in both day care and preschool. It’s important to refer that pedagogical practices was made in base of an investigative-action methodology, that as significantly contributed to the development of quality competences as well, and most important, as the development of the quality of the educational environment. The internship settings and all the process that come associated, considering the Child educator profile, were the main parts that contributed to the development of professional competences. Lastly, the master student believes that all the formative journey made a sustainable base for her future professional performance, not forgetting to mention, the need to keep on continuous formation, in a way that will be possible to correspond to the daily expectations.pt_PT
dc.identifier.tid201711931
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9981
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectPré-Escolarpt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectPreschoolpt_PT
dc.subjectDay carept_PT
dc.subjectFormationpt_PT
dc.titleRelatório Final da Prática Educativa Supervisionadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_JoanaAlmeida_2017.pdf
Size:
2.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: