Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
dc.contributor.authorMata, Isabel Taboada da
dc.date.accessioned2018-08-22T11:50:59Z
dc.date.available2018-08-22T11:50:59Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente relatório de estágio apresenta-se como o resultado das reflexões que emergiram em contexto de estágio em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada. Este contempla as vivências e aprendizagens concretizadas nestes dois níveis de Educação. Neste documento estão edificados os pressupostos teóricos e legais que sustentaram as práticas educativas e consequentemente consolidaram um conjunto de saberes científicos que articulados a uma atitude investigativa, crítica e reflexiva promoveram o desenvolvimento de competências fundamentais para o desenvolvimento do profissional docente. Partindo destes conhecimentos teóricos e refletindo sobre as características do contexto, optou-se pela metodologia de investigação-ação, como potenciadora e/ou facilitadora de um desenvolvimento mais assente em estratégias reflexivas e intencionais criando oportunidades de resolução de problemas emergentes da prática. Assim, a sua característica cíclica baseada em processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação permitiram à docente em formação transformar e colmatar problemas que emergiram da prática. Analisando as intervenções realizadas assumiu-se uma metodologia construtivista onde a criança é o centro de todo o processo educativo, sendo capaz de construir os seus próprios conhecimentos e aprendizagens de uma forma significativa. Neste processo, o profissional docente adquire o papel de orientador para o processo de aprendizagem de uma forma integradora e integrada. O trajeto formativo explanado neste documento permitiu a construção de um perfil duplo assente num processo de reflexão e colaboração constante e que se revelaram fundamentais quer para o desenvolvimento profissional quer para o desenvolvimento pessoal da docente em formaçãopt_PT
dc.description.abstractThe present internship report is presented as the result of the reflections that emerged in the context of the pre-school and primary education stage of the 1st Cycle of Basic Education within the scope of the Supervised Educational Practice course. This contemplates the experiences and learning achieved in these two levels of Education. In this document are built the theoretical and legal assumptions that underpinned the educational practices and consequently consolidated a set of scientific knowledge that articulated to a critical, reflexive and investigative attitude promoted the development of fundamental skills for the development of the teaching professional. Based on this theoretical knowledge and reflecting on the characteristics of the context, the research-action methodology was chosen as a potentiator and / or facilitator of a development based on reflexive and intentional strategies, creating opportunities to solve emerging problems of practice. Thus, its cyclical characteristic based on processes of observation, planning, action, reflection and evaluation allowed the teacher in training to transform and fill problems that emerged from the practice. Analyzing the interventions carried out, a constructivist methodology was adopted where the child is the center of the entire educational process, being able to construct his own knowledge and learning in a significant way. In this process, the teaching professional acquires the role of guiding the learning process in an integrative and integrated way. The training path explained in this document allowed the construction of a double profile based on a process of constant reflection and collaboration, which proved to be fundamental both for the professional development and for the personal development of the teacher in training.pt_PT
dc.identifier.tid201976994
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11834
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectConstrutivismopt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectPrática Educativa Supervisionadapt_PT
dc.subjectConstructivismpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectAction Research Methodologypt_PT
dc.subjectSupervised Educational Practicept_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RE_Isabel Mata_2018.pdf
Size:
14.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: