Repository logo
 
Publication

Papel das motivações do empreendedor na decisão de lançamento da iniciativa social

dc.contributor.authorSusana, Bernardino
dc.contributor.authorSantos, José de Freitas
dc.date.accessioned2018-04-23T12:57:39Z
dc.date.available2018-04-23T12:57:39Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractÉ objetivo da investigação analisar o papel que as motivações assumem na decisão de lançamento de uma iniciativa de empreendedorismo em Portugal. Para o efeito, parte-se de uma revisão de literatura sobre o tema, seguindo-se a realização de uma investigação quantitativa através de um inquérito por questionário online enviado aos responsáveis de Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento existentes em Portugal e de projetos cotados na Bolsa Portuguesa de Valores Sociais. A investigação revela que os indivíduos quando se envolvem no empreendedorismo social o fazem de uma forma intencional, tendo em mente determinados propósitos que pretendem alcançar. O estudo realizado confirma a relevância de três objetivos na formação das intenções: a determinação social, a afiliação para com uma determinada comunidade e os objetivos de caráter pessoal, de natureza não pecuniária, relacionados com a autorrealização. Os resultados indicam que a prática do empreendedorismo social é compatível com um conjunto de motivações, de natureza não exclusivamente social, muito embora a determinação social seja predominante na decisão. A investigação apresenta como principal limitação o número de respostas obtidas. A relevância do estudo resulta das implicações práticas para o fomento do nível de empreendedorismo social em Portugal, desde que os poderes públicos atuem sobre os fatores com maior influência na formação das intenções para a adoção de um comportamento socialmente empreendedor. A investigação é realizada numa área considerada crucial para a compreensão do empreendedorismo social, onde os estudos empíricos são ainda considerados escassos, em particular no panorama nacional.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBernardino, S. & Santos, J. F. (2015). Papel das motivações do empreendedor na decisão de lançamento da iniciativa social. Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting. 1 (2), 31-55. Disponível em http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMApt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11445
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectEmpreendedorismo socialpt_PT
dc.subjectEmpreendedor socialpt_PT
dc.subjectMotivaçõespt_PT
dc.subjectAntecedentes de comportamentopt_PT
dc.titlePapel das motivações do empreendedor na decisão de lançamento da iniciativa socialpt_PT
dc.title.alternativeRole of the entrepreneur's motivations in the decision to launch the social initiativept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage55pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage32pt_PT
oaire.citation.titlePortuguese Journal of Finance, Management and Accountingpt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameDE FREITAS SANTOS
person.givenNameJOSÉ
person.identifier.ciencia-id391D-E3FB-7B08
person.identifier.orcid0000-0001-8233-5039
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication64085031-350e-43f1-933a-cb85afa143dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery64085031-350e-43f1-933a-cb85afa143dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
103-615-4-PB.pdf
Size:
622.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: