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Abstract(s)
A variação do binário de uma carga acoplada ao motor de
indução desencadeia uma série de fenómenos internos
conducentes a um novo ponto de funcionamento. No caso de
um dente partido numa roda dentada de um redutor de
velocidade, quando acionada, este tipo de defeito produz um
aumento de binário sempre que a zona de defeito é sujeita à
ação de engrenamento. Assim, pode afirmar-se que este tipo
de defeito produz uma interferência periódica com
frequência igual à frequência de rotação da roda dentada
que possui o dente partido. Neste artigo apresenta-se uma
abordagem teórica dos fenómenos internos do motor de
indução na presença de uma interferência periódica da carga
mecânica revelando a presença de frequências caraterísticas
na corrente absorvida. Uma metodologia de diagnóstico remoto, baseada nos
parâmetros de alimentação de um motor, que possibilite
monitorizar o funcionamento sem uso de sensores
dedicados, tem necessariamente de se apoiar nas grandezas
elétricas de alimentação da máquina que, direta ou
indiretamente, fornecem informação que poderá ser
analisada utilizando software de aquisição e processamento
de sinal. Uma metodologia de diagnóstico remoto, baseada nos
parâmetros de alimentação de um motor, que possibilite
monitorizar o funcionamento sem uso de sensores
dedicados, tem necessariamente de se apoiar nas grandezas
elétricas de alimentação da máquina que, direta ou
indiretamente, fornecem informação que poderá ser
analisada utilizando software de aquisição e processamento
de sinal. Uma metodologia de diagnóstico remoto, baseada nos
parâmetros de alimentação de um motor, que possibilite
monitorizar o funcionamento sem uso de sensores
dedicados, tem necessariamente de se apoiar nas grandezas
elétricas de alimentação da máquina que, direta ou
indiretamente, fornecem informação que poderá ser
analisada utilizando software de aquisição e processamento
de sinal. Dado que a tensão de alimentação do motor é imposta pela
rede, pode aceitar-se que esta não contém informação útil
ao diagnóstico, embora o seu valor possa sofrer influência da
variação da corrente absorvida pelo motor, através das
quedas de tensão que esta produz. Considerando a tensão
de alimentação trifásica equilibrada e constante, a corrente
elétrica absorvida é, de facto, a única variável direta
disponível para análise, mas o seu conhecimento permite
determinar um conjunto de variáveis que podem fornecer
indicações úteis sobre o estado de funcionamento do
próprio motor e da carga associada.
Description
Keywords
Máquinas elétricas
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto. Área de Máquinas e Instalações Eléctricas. Departamento de Engenharia Electrotécnica