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Advisor(s)
Abstract(s)
Os jovens trabalhadores são particularmente suscetíveis de sofrer acidentes de trabalho.
Esta situação deve-se à sua falta de experiência, bem como a uma maior tendência para
se exporem inconscientemente aos riscos, e a estarem mais predispostos para atos
inseguros. Assim, é essencial preparar estes trabalhadores antes da sua integração no
mercado de trabalho, evitando comportamentos inseguros e, consequentemente,
reduzindo o número de acidentes de trabalho. A escola poderá ter um papel importante
na formação em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). No entanto, para uma
formação eficaz, não é suficiente um bom programa pedagógico. É necessário aplicar
metodologias e técnicas de intervenção pedagógicas adequadas. Face ao exposto, este
trabalho tem como objetivo analisar a eficácia de três tipologias de intervenção
pedagógica no âmbito da SST em estudantes do ensino secundário e profissional. Foi
elaborado um programa de educação em SST, o qual foi aplicado através de três tipologias
de intervenção distintas: teórica, demonstração e testemunhos. Este programa foi aplicado
a 299 estudantes. A eficácia do programa de educação foi avaliada através de um
questionário, o qual foi aplicado duas semanas antes e uma semana após o programa de
educação. O questionário avaliou cinco dimensões: perceção de risco, conhecimentos,
aceitação do risco, compromisso com a segurança e comportamentos/atitudes de
segurança. Os resultados mostraram um impacto positivo do programa de educação em
todas as dimensões analisadas. Foram encontradas diferenças entre as três tipologias de
intervenção para a perceção de risco, aceitação do risco e comportamentos/atitudes de
segurança, existindo um maior impacto das tipologias demonstração e testemunhos. A
tipologia de testemunhos mostrou exercer um maior efeito sobre a perceção de risco e
comportamentos/atitudes. Não foram encontradas diferenças entre os géneros e tipologia
de ensino para a maioria dos itens. Os resultados deste estudo enfatizaram a importância
das escolas administrarem um programa de educação em SST aos estudantes que vão
integrar o mercado de trabalho. No entanto, a integração de diferentes tipologias de
intervenção, incluindo conceitos teóricos intercalados com a apresentação de testemunhos
reais e exemplificação de situação práticas, apresenta-se como essencial para conseguir
resultados eficazes.
Description
Keywords
Aceitação do risco Acidente de trabalho Comportamento Compromisso com a segurança Conhecimento Jovens trabalhadores Perceção de risco Segurança Saúde no trabalho