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Navegar num mar de saberes: explorando o oceano com a metodologia de rotação por estações numa turma de 1.º CEB

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorGonçaves, Ana Catarina
dc.contributor.authorLopes, Daniela
dc.contributor.authorDias Graça, Vânia Gabriela
dc.date.accessioned2025-07-21T16:28:08Z
dc.date.available2025-07-21T16:28:08Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractO uso de metodologias ativas na educação traz inúmeras potencialidades para o processo de ensino-aprendizagem. Neste âmbito, a presente comunicação emerge do projeto de intervenção “Origens do mar: entre marés e memórias”, desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste artigo, destaca-se a unidade de aprendizagem subordinada à questão: “Qual a importância do mar?” em que se pretendeu sensibilizar os alunos para a relevância do mar, recorrendo à metodologia ativa de Rotação por Estações. A atividade foi organizada em quatro estações, integrando diferentes áreas do saber. A Investigação-Ação foi a metodologia de investigação selecionada e utilizaram-se vários instrumentos e técnicas de recolha de dados, nomeadamente as narrativas reflexivas, as notas de observação e as produções dos alunos. Os resultados evidenciaram um elevado envolvimento dos alunos e valorização do mar como património natural e cultural, potenciando aprendizagens ativas, significativas e interdisciplinares, bem como o desenvolvimento de competências de pensamento crítico, expressão oral e escrita, raciocínio lógico, criatividade e trabalho colaborativo. Conclui-se que a metodologia é uma estratégia eficaz, centrada no aluno, atenta à diversidade e adequada aos desafios da educação do século XXI.por
dc.description.abstractThe use of active methodologies in education brings countless potentialities to the teaching-learning process. In this context, this communication emerges from the intervention project “Origins of the sea: between tides and memories”, developed in the 1st Cycle of Basic Education, within the scope of the Supervised Educational Practice of the Master's Degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. This article highlights the learning unit subordinated to the question: “How important is the sea?” in which the aim was to raise awareness among students about the relevance of the sea, using the active methodology of Rotation by Stations. The activity was organized in four stations, integrating different areas of knowledge. Action Research was the selected research methodology and several data collection instruments and techniques were used, namely reflective narratives, observation notes and student productions. The results showed a high level of student involvement and appreciation of the sea as a natural and cultural heritage, promoting active, meaningful and interdisciplinary learning, as well as the development of critical thinking skills, oral and written expression, logical reasoning, creativity and collaborative work. It is concluded that the methodology is an effective strategy, student centered, attentive to diversity and appropriate to the challenges of 21st century educatioeng
dc.identifier.citationGonçalves, C., Lopes, D., & Graça, V. (2025). Navegar num mar de saberes: explorando o oceano com a metodologia de rotação por estações numa turma de 1.º CEB. PRATICA - Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de E-Learning, 8(2), 40–52. https://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6384
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34630/pel.v8i2.6384
dc.identifier.issn2184-1837
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30228
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherCentro de Inovação Pedagógica do Instituto Politécnico do Porto
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectAprendizagem ativa
dc.subjectInvestigação-ação
dc.subjectMar
dc.subjectMetodologia de Rotação por Estações
dc.subject1.º CEB
dc.titleNavegar num mar de saberes: explorando o oceano com a metodologia de rotação por estações numa turma de 1.º CEBpor
dc.title.alternativeNavigating a sea of knowledge: exploring the ocean with the station rotation methodology in a 1st grade classeng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage52
oaire.citation.issue3
oaire.citation.startPage40
oaire.citation.titlePRATICA - Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de E-Learning
oaire.citation.volume8
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameDias Graça
person.givenNameVânia Gabriela
person.identifier.ciencia-id471C-80B5-4DB0
person.identifier.orcid0000-0002-7000-7211
relation.isAuthorOfPublicationfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df

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