Publication
Renovação metodológica no ensino primário: o olhar de um estudante estagiário
dc.contributor.author | Graça, Vânia | |
dc.contributor.author | Quadros-Flores, Paula | |
dc.contributor.author | Ramos, Altina | |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T08:57:45Z | |
dc.date.available | 2021-09-13T08:57:45Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Desenvolver o perfil docente e discente no século XXI pressupõe um novo olhar sobre os modos de ensinar e de aprender. Esta investigação tem como objetivo verificar como é que a integração de recursos digitais e também em suporte físico, em sala de aula, promove oportunidades: (1) que preparam o futuro professor para o imprevisto, a complexidade e a capacidade de inovar; (2) que preparam as crianças com conhecimentos, atitudes, capacidades e valores que lhes permitam enfrentar já o presente e também o futuro. Optou-se por um caso de estudo com uma abordagem de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através de narrativa reflexiva realizada pela estudante estagiária e das entrevistas realizadas às crianças e à professora cooperante. Recorreu-se a análise de conteúdo como estratégia de análise de dados. Da análise da narrativa reflexiva da estudante estagiária verifica-se que existiram três momentos importantes durante o processo da sua formação: o desenho dos planos de ação, a intervenção e reflexão pós-ação. As categorias de análise que emergem em cada um dos momentos configuram um referencial sobre a consciência de si (limites, potencialidades), a compreensão dos factos (oportunidades e desafios) e o sentido criativo e crítico face as situações concretas do dia a dia da prática pedagógica. A análise das entrevistas revela que a metodologia e os recursos utilizados pela estudante estagiária respondem ao atual perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade, homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho de 2017. Conclui-se, assim, que, por um lado, o trabalho efetuado pela estudante estagiária contribuiu para o seu desenvolvimento profissional e pessoal e, por outro, estimulou nas crianças muitas das competências constantes no documento acima referido | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Graça, V.; Quadros-Flores, P.; & Ramos, A. (2019). Renovação metodológica no ensino primário: o olhar de um estudante estagiário. Revista Sensos-E, 6(2), 124-133. | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34630/sensos-e.v6i2.3495 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/18359 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation | Centre for Research and Innovation in Education | |
dc.relation.ispartofseries | 2; | |
dc.relation.publisherversion | https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3495 | pt_PT |
dc.subject | Formação inicial docente | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias da Informação da Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Narrativa reflexiva | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.title | Renovação metodológica no ensino primário: o olhar de um estudante estagiário | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Centre for Research and Innovation in Education | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F05198%2F2020/PT | |
oaire.citation.endPage | 133 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 124 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Sensos-E | pt_PT |
oaire.citation.volume | 6 | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Dias Graça | |
person.familyName | Flores | |
person.familyName | Ramos | |
person.givenName | Vânia Gabriela | |
person.givenName | Paula | |
person.givenName | Altina | |
person.identifier.ciencia-id | 471C-80B5-4DB0 | |
person.identifier.ciencia-id | 9314-71F0-721C | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7000-7211 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4924-5212 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5668-4304 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55933166800 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df | |
relation.isAuthorOfPublication | 3dd7bba2-5aa0-49c1-8763-91b227b75e7c | |
relation.isAuthorOfPublication | 443796fc-90ab-435d-96e5-80d60db3aa85 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 443796fc-90ab-435d-96e5-80d60db3aa85 | |
relation.isProjectOfPublication | 0853f264-96d4-441d-9fda-ffb72e23d94c | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 0853f264-96d4-441d-9fda-ffb72e23d94c |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- ART_GraçaVânia_2019.pdf
- Size:
- 363.61 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format