Repository logo
 
Publication

Renovação metodológica no ensino primário: o olhar de um estudante estagiário

dc.contributor.authorGraça, Vânia
dc.contributor.authorQuadros-Flores, Paula
dc.contributor.authorRamos, Altina
dc.date.accessioned2021-09-13T08:57:45Z
dc.date.available2021-09-13T08:57:45Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractDesenvolver o perfil docente e discente no século XXI pressupõe um novo olhar sobre os modos de ensinar e de aprender. Esta investigação tem como objetivo verificar como é que a integração de recursos digitais e também em suporte físico, em sala de aula, promove oportunidades: (1) que preparam o futuro professor para o imprevisto, a complexidade e a capacidade de inovar; (2) que preparam as crianças com conhecimentos, atitudes, capacidades e valores que lhes permitam enfrentar já o presente e também o futuro. Optou-se por um caso de estudo com uma abordagem de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através de narrativa reflexiva realizada pela estudante estagiária e das entrevistas realizadas às crianças e à professora cooperante. Recorreu-se a análise de conteúdo como estratégia de análise de dados. Da análise da narrativa reflexiva da estudante estagiária verifica-se que existiram três momentos importantes durante o processo da sua formação: o desenho dos planos de ação, a intervenção e reflexão pós-ação. As categorias de análise que emergem em cada um dos momentos configuram um referencial sobre a consciência de si (limites, potencialidades), a compreensão dos factos (oportunidades e desafios) e o sentido criativo e crítico face as situações concretas do dia a dia da prática pedagógica. A análise das entrevistas revela que a metodologia e os recursos utilizados pela estudante estagiária respondem ao atual perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade, homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho de 2017. Conclui-se, assim, que, por um lado, o trabalho efetuado pela estudante estagiária contribuiu para o seu desenvolvimento profissional e pessoal e, por outro, estimulou nas crianças muitas das competências constantes no documento acima referidopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGraça, V.; Quadros-Flores, P.; & Ramos, A. (2019). Renovação metodológica no ensino primário: o olhar de um estudante estagiário. Revista Sensos-E, 6(2), 124-133.pt_PT
dc.identifier.doi10.34630/sensos-e.v6i2.3495pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18359
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationCentre for Research and Innovation in Education
dc.relation.ispartofseries2;
dc.relation.publisherversionhttps://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3495pt_PT
dc.subjectFormação inicial docentept_PT
dc.subjectTecnologias da Informação da Comunicaçãopt_PT
dc.subjectNarrativa reflexivapt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.titleRenovação metodológica no ensino primário: o olhar de um estudante estagiáriopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCentre for Research and Innovation in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F05198%2F2020/PT
oaire.citation.endPage133pt_PT
oaire.citation.startPage124pt_PT
oaire.citation.titleRevista Sensos-Ept_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameDias Graça
person.familyNameFlores
person.familyNameRamos
person.givenNameVânia Gabriela
person.givenNamePaula
person.givenNameAltina
person.identifier.ciencia-id471C-80B5-4DB0
person.identifier.ciencia-id9314-71F0-721C
person.identifier.orcid0000-0002-7000-7211
person.identifier.orcid0000-0003-4924-5212
person.identifier.orcid0000-0002-5668-4304
person.identifier.scopus-author-id55933166800
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df
relation.isAuthorOfPublication3dd7bba2-5aa0-49c1-8763-91b227b75e7c
relation.isAuthorOfPublication443796fc-90ab-435d-96e5-80d60db3aa85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery443796fc-90ab-435d-96e5-80d60db3aa85
relation.isProjectOfPublication0853f264-96d4-441d-9fda-ffb72e23d94c
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery0853f264-96d4-441d-9fda-ffb72e23d94c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_GraçaVânia_2019.pdf
Size:
363.61 KB
Format:
Adobe Portable Document Format