Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
dc.contributor.advisorOliveira, Lucie
dc.contributor.authorRio, Mariana Teixeira Espinheira
dc.date.accessioned2016-05-18T15:25:18Z
dc.date.available2016-05-18T15:25:18Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio, desenvolvido na Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada (PPS), inserida no Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende expor, de forma crítica e reflexiva, todo o percurso formativo da mestranda. Assim, realça que, o trabalho desenvolvido, em ambos os contextos, promoveu a aquisição de aprendizagens e de competências que se espelharam ao nível pessoal, profissional e social. Releva o processo formativo sustentado no construtivismo e socio construtivismo e, ainda, na metodologia de investigação ação (I-A), sendo que esta última orientou a prática educativa com o objetivo de a transformar melhorando-a. Neste sentido, a formanda passou por etapas estruturais - observação, planificação, ação, avaliação e reflexão - que contribuíram para a construção do saber, saber-fazer, saber-ser e saber-estar, pilares fundamentais da educação, nomeadamente para quem quer aprender a ensinar a aprender. Paralelamente, toda a PPS foi desenvolvida tendo em conta o trabalho colaborativo, em que a construção de saberes foi proporcionada por vários intervenientes, como o par pedagógico, os professores supervisores, os professores cooperantes e as crianças. Este relatório mostra o contributo deste mestradopt_PT
dc.description.abstractInserted in the Master of Science graduation in Preschool education and Elementary School education, and developed to the curricular unit Pedagogical Practice Supervised (PPS), the present internship report aims to expose critically and reflectively all the training path of the graduate student. Thus, all the developed work, in both senses, promoted the acquisition of learning and skills that reflected both at personal, social as professional level. Reveals the formative process sustained in constructivism and also in action research methodology (I- A) and the latter directed educational practice with the aim of transforming improving it. This sense, the student undergone for structural steps - observation , planning , action, evaluation and reflection - that contributed to the construction of knowledge , know-how , know- be and know -being , the fundamental pillars of education, particularly for those who want to learn to teach to learn. In parallel, all of the PPS was developed taking into account the corporative work, in which the learning construction was provided by various actors: the pedagogic pair, the supervisor teachers, the cooperative teachers and the children. This report shows the contribution of this master for the construction of a double profile of training: being an educator and teacher.pt_PT
dc.identifier.tid201174235
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8242
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectSocio construtivismopt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectResearch-actionpt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectConstructivismpt_PT
dc.titleRelatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePORTOpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_ MarianaRio_2016.pdf
Size:
2.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: