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Gestão curricular como prestação de serviço educativo

dc.contributor.authorCardoso, Maria Inês Silva Teixeira
dc.contributor.authorDuarte, P.
dc.contributor.authorDiogo, F.
dc.date.accessioned2019-06-11T14:07:00Z
dc.date.available2019-06-11T14:07:00Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractProcede-se neste estudo à análise dos processos de gestão do currículo na escola, tais como descritos e avaliados nos 289 relatórios de avaliação externa de escolas da região norte de Portugal, produzidos entre os anos de 2011 e 2017. Os dados indiciam graves fragilidades ao nível da gestão do currículo levada a cabo pelas escolas, permitindo a inferência de que o currículo não é ainda um projeto que as escolas concebam, a partir do currículo nacional. Os índices de insucesso escolar, a indisciplina nas aulas, as dificuldades com as famílias e o desconforto dos professores comprovam que a rigidez curricular e organizacional está na mais completa contradição com a acentuada heterogeneidade discente, tornando um desenvolvimento curricular fundado no paradigma racional-tecnológico. Face à complexidade acrescida da escola para todos, o currículo nacional precisa de ser, ao nível da escola, reconcetualizado e reconstruído, para se tornar acessível aos alunos e para que estes reconheçam a sua relevância. Contextualizar, integrar, adequar e diferenciar o currículo constituem o conjunto de decisões curriculares a serem assumidas pelos professores, individual e coletivamente. Não obstante, os dados indicam que, no essencial, impera a ditadura do currículo prescrito e que a gestão curricular de escola é, ainda incipiente. Os maiores avanços ter-se-ão produzido no âmbito das medidas de recuperação e apoio aos alunos com atrasos e/ou dificuldades de aprendizagem. As escolas parecem não ter consciencializado ainda que o currículo real que desenvolvem é um dos principais fatores desse insucesso e dessas dificuldades e atrasos. E, por isso, lançam mão de uma estratégia remediativa quando podiam minimizar o fenómeno através duma estratégia preventiva: conceber um currículo real contextualizado, adequado e articulado.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-704-354-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/13953
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFórum Português de Administração Educacionalpt_PT
dc.subjectGestão curricularpt_PT
dc.subjectArticulação curricularpt_PT
dc.subjectEscola e currículopt_PT
dc.titleGestão curricular como prestação de serviço educativopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage116pt_PT
oaire.citation.startPage104pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Atas do IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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