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Gestão curricular como prestação de serviço educativo
| dc.contributor.author | Cardoso, Maria Inês Silva Teixeira | |
| dc.contributor.author | Duarte, P. | |
| dc.contributor.author | Diogo, F. | |
| dc.date.accessioned | 2019-06-11T14:07:00Z | |
| dc.date.available | 2019-06-11T14:07:00Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.description.abstract | Procede-se neste estudo à análise dos processos de gestão do currículo na escola, tais como descritos e avaliados nos 289 relatórios de avaliação externa de escolas da região norte de Portugal, produzidos entre os anos de 2011 e 2017. Os dados indiciam graves fragilidades ao nível da gestão do currículo levada a cabo pelas escolas, permitindo a inferência de que o currículo não é ainda um projeto que as escolas concebam, a partir do currículo nacional. Os índices de insucesso escolar, a indisciplina nas aulas, as dificuldades com as famílias e o desconforto dos professores comprovam que a rigidez curricular e organizacional está na mais completa contradição com a acentuada heterogeneidade discente, tornando um desenvolvimento curricular fundado no paradigma racional-tecnológico. Face à complexidade acrescida da escola para todos, o currículo nacional precisa de ser, ao nível da escola, reconcetualizado e reconstruído, para se tornar acessível aos alunos e para que estes reconheçam a sua relevância. Contextualizar, integrar, adequar e diferenciar o currículo constituem o conjunto de decisões curriculares a serem assumidas pelos professores, individual e coletivamente. Não obstante, os dados indicam que, no essencial, impera a ditadura do currículo prescrito e que a gestão curricular de escola é, ainda incipiente. Os maiores avanços ter-se-ão produzido no âmbito das medidas de recuperação e apoio aos alunos com atrasos e/ou dificuldades de aprendizagem. As escolas parecem não ter consciencializado ainda que o currículo real que desenvolvem é um dos principais fatores desse insucesso e dessas dificuldades e atrasos. E, por isso, lançam mão de uma estratégia remediativa quando podiam minimizar o fenómeno através duma estratégia preventiva: conceber um currículo real contextualizado, adequado e articulado. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-704-354-3 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/13953 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Fórum Português de Administração Educacional | pt_PT |
| dc.subject | Gestão curricular | pt_PT |
| dc.subject | Articulação curricular | pt_PT |
| dc.subject | Escola e currículo | pt_PT |
| dc.title | Gestão curricular como prestação de serviço educativo | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 116 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 104 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Livro de Atas do IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
