Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A formação musical e o abandono escolar no ensino especializado de música

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_JoanaTeixeira_2021.pdf5.13 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente documento foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical, na Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, e aborda a prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música de Paredes e o projeto de investigação avançado com o objetivo de investigar o papel da Formação Musical no abandono escolar no ensino especializado de música. Este estudo tem como intuito entender as possíveis causas do abandono escolar no ensino especializado da música e tentar esclarecer, por exemplo, se existe um abandono gradual ou se existe dificuldade em conciliar o estudo da música com as disciplinas do ensino genérico. Trata-se de um estudo de caso com uma turma que finalizou o 5.º grau num estabelecimento de ensino artístico especializado da música. Deste modo foram desenvolvidos questionários aos alunos e ex-alunos desta turma, assim como a professores de Formação Musical e de Instrumento, procurando perceber as causas que levam uma grande parte dos alunos a abandonar o estudo de música antes de concluir o curso. Assim, o presente relatório de estágio está organizado em três capítulos: no primeiro, está presente, por um lado, uma contextualização da disciplina de Formação Musical, e por outro, uma contextualização do Polo de Estágio e das respetivas turmas da prática de ensino supervisionada; no segundo capítulo, procede-se a uma análise do percurso do estágio e se reflete sobre os desafios emergentes do mesmo; no último capítulo inclui-se o Projeto de Investigação relacionado com o abandono escolar e com a disciplina de Formação Musical colocada em diferentes perspetivas, que mostrou possíveis causas para o abandono escolar pelos alunos do ensino especializado de música antes de concluir o curso, tal como fatores relacionados à carga horária, o que leva a não conseguirem atingir o sucesso esperado.
This document was produced within the scope of the master in Music Teaching, Musical Education, in Escola Superior de Educação and Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Instituto Politécnico do Porto, and addresses the pedagogical supervision at Conservatório de Música de Paredes and a research project with the aim of investigating the role of Musical Formation in school dropout in specialized music education. This study aims to understand the possible causes of school dropout in specialized music education and try to clarify, for example, if there is a gradual dropout or if there is difficulty in conciling the study of music with generic education. This is a case study with a class that completed the 5th grade in a conservatoire (specialized artistic education establishment). In that way we developed questionnaires with students and former students as well as Musical Education and Instrument teachers, looking forward to understanding the causes that lead a large part of students to abandon the study of music before completing the course. Therefore, this practicum report is organized into three chapters: in the first, there is, on the one hand, a contextualization of the Musical Training subject and, on the other, a contextualization of the internship school and classes; in the second chapter we analyse the internship, and reflect about the internship´s challenges; the last chapter includes the Research Project related to school dropout and the Musical Training subject placed in different perspectives, it showed possible causes for school dropout by students in specialized music education before completing the course, as well as factors related to the workload, which leads to not being able to achieve the expected success.

Description

Keywords

Prática de ensino supervisionada Formação musical Abandono escolar Supervised teaching practice Musical formation School dropout

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License