Repository logo
 
Publication

Repensar o lugar da Formação Musical no Ensino Artístico Especializado de Música em Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Jorge Alexandre
dc.contributor.advisorBarros, Rosa Maria
dc.contributor.authorOliveira, Nuno Miguel Machado
dc.date.accessioned2017-01-06T12:10:43Z
dc.date.available2017-01-06T12:10:43Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractEste trabalho pretende constituir uma reflexão latitudinal e percuciente sobre o estado atual do ensino artístico especializado de música em Portugal, mormente sobre o caso particular da disciplina de Formação Musical. Assim, o presente relatório expõe três planos de análise e desenvolvimento, assentes numa estrutura de relação macromicro, à luz de uma linha de raciocínio holístico. O primeiro plano apresenta uma visão sobre o ensino da música em Portugal, atendendo sobretudo à reforma efetuada em 2012, que estabeleceu novos princípios orientadores dos cursos básico e secundário de música. Na continuidade desta análise escalpelizadora e sorvendo a experiência obtida no estágio realizado no Conservatório de Música do Porto, seguir-se-á uma reflexão aprofundada sobre a prática pedagógica. Por fim, articulando os planos anteriormente referidos e servindo-nos de uma abordagem qualitativa, é apresentado um projeto de investigação, constituído por entrevistas realizadas a professores de Formação Musical dos Conservatórios de Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa e Porto, que nos conduz ao objetivo primordial deste trabalho: repensar o lugar da Formação Musical no ensino artístico especializado de música em Portugal e potenciar um pensamento e debate ecfrático em torno desta questãopt_PT
dc.description.abstractThis work intends to be a latitudinal and insightful reflection on the current state of artistic education of music in Portugal, especially on the particular case of Musical Training course. Thus, this work exposes three levels of analysis and development, based on a framework of macro-micro relationship, in the light of a holistic reasoning line. The first plan gives an insight into the specialized music teaching in Portugal, in particular because of the reform made in 2011/2012, which established new guiding principles of primary and secondary courses of music. Continuing this deep analysis and sipping the experience gained in the internship developed in Oporto Music Conservatory, will be followed by an in-depth reflection on pedagogical practice. Finally, articulating the plans mentioned above and serving us a qualitative approach, a research project is presented, consisting of interviews with musical training teachers on the Conservatories of Aveiro, Braga, Coimbra, Lisbon and Porto, which leads us to the primary objective of this work: to rethink the place of Musical Training in the artistic education of music in Portugal and enhance an aspiring thought and debate on this issue.pt_PT
dc.identifier.tid201614162
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9134
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEnsino especializado de músicapt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectArtistic education of musicpt_PT
dc.subjectSupervised teaching praticept_PT
dc.subjectMusical trainingpt_PT
dc.titleRepensar o lugar da Formação Musical no Ensino Artístico Especializado de Música em Portugalpt_PT
dc.title.alternativeRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Ramo Formação Musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Nuno Oliveira_2016.pdf
Size:
357.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: