Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Maria João Osório

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFigueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de
dc.contributor.advisorMoreira, Sónia Maria dos Santos Peres
dc.contributor.authorOsório, Maria João
dc.date.accessioned2024-09-05T11:07:01Z
dc.date.available2024-09-05T11:07:01Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractO presente relatório tem como objetivo principal analisar e refletir sobre o percurso de formação da mestranda, incidindo no trabalho cooperativo desenvolvido ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Esta realizou-se num contexto heterogéneo de Educação Pré-Escolar e numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Sendo o quadro teórico e conceptual da mesma indispensável para uma prática educativa comprometida com os pressupostos explanados nos documentos legais e orientadores de cada valência, reflete-se sobre a forma como esta mobilizou os seus saberes na ação e que resultados se observaram. Em consonância com estes pressupostos, realça-se a relevância do processo cíclico da Metodologia de Investigação-Ação para a promoção de ações fundamentadas nas particularidades de cada contexto que, em simbiose com a Metodologia de Trabalho de Projeto, possibilitou a construção de percursos pedagógicos significativos para todos os intervenientes. Neste sentido, e considerando a criança como protagonista da ação e construtora da sua aprendizagem, importa realçar o contributo das Metodologias Ativas, essencialmente da Aprendizagem Cooperativa, e do Movimento da Escola Moderna. Este destaque justifica-se pelo seu impacto na ação, sendo impulsionadoras do desenvolvimento de capacidades como a autonomia, a criatividade, a participação democrática e a cooperação. Por fim, importa salientar que, ao longo do documento, se xplicita o desenvolvimento de capacidades e de aprendizagens construídas pela mestranda, consideradas fulcrais para a construção da sua identidade profissional, consciente de que a conclusão deste processo formativo a habilita à docência de perfil duplo.pt_PT
dc.description.abstractThe current report’s main purpose is the analysis as well as the reflection of the master’s student’s path in her academic education. It focuses on the cooperative work developed throughout the Supervised Educational Practice. This same practice took place in a heterogeneous context of pre-school education (Kindergarden) and of an elementary school’s 4th grade classroom. Since its theoretical and conceptual framework is indispensable for an educational practice that is committed to the assumptions explained in the legal and guiding documents for each kindergarden, we reflect on how it mobilized its knowledge in action and what results were observed. In line with these assumptions, we emphasize the importance of the cyclical process of the Action Research Methodology for the promotion of actions based on the particularities of each context which, in symbiosis with the Project Work Methodology, made it possible to build meaningful pedagogical paths for all those involved.Thus, considering the child the protagonist of the action and the designer of its own learning experience, it is important to emphasize the contributions of the Active Methodologies, mainly Cooperative Learning and the Modern School Movement. This is justified by their impact on action, as they encourage the development of skills such as autonomy, creativity, democratic participation and co-operation. Finally, it is important to emphasize that, throughout the document, it is made explicit the master’s student’s development of capabilities and knowledge, which become a central focus on the construction of her professional identity, aware that the conclusion of this learning process qualifies her to teach with a dual profile.pt_PT
dc.identifier.tid203699920
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25915
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática Educativapt_PT
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEducational Practicept_PT
dc.subjectCooperationpt_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.subjectPre-school and Elementary School Educationpt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Maria João Osóriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Maria Osório_2024.pdf
Size:
6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: