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A literacia em saúde traduz-se num conjunto de competências e conhecimentos fundamentais para avaliar e compreender toda a informação em saúde. O cuidador é o pilar fundamental para a assistência e ajuda na vida quotidiana de uma pessoa de terceira idade. Portanto, quanto maior for a competência do cuidador em literacia em saúde mais capacidades têm para a tomada de uma decisão autónoma e informada sobre a sua saúde e daqueles que dele depende. Deste modo, o objetivo da presente dissertação é avaliar a literacia em saúde dos cuidadores formais e informais de idosos, de forma a identificar se existem níveis de literacia suficientes para o exercício das suas funções.
O instrumento de avaliação utilizado para a concretização do estudo foi o European Health Literacy Survey (HLS-EU-PT) que se encontra validado e traduzido para a população portuguesa. A amostra final do estudo foi constituída por 212 cuidadores na zona de influência de Felgueiras. Os resultados da investigação mostram que 51,2% dos cuidadores apresentam níveis problemáticos e 19,6% níveis inadequados de literacia em saúde. De certa forma permite-nos concluir que 70,8% dos cuidadores têm níveis baixos de literacia em saúde. No entanto, os cuidadores informais apresentam níveis mais baixos em comparação com os cuidadores formais (χ2=18,05; p˂0,001). O nível de escolaridade bem como a formação em saúde são alguns fatores que registam uma associação significativa com a literacia em saúde (χ2=53,55; p˂0,001) (χ2=21,53; p˂0,001).
Assim, a literacia em saúde é essencial para que os cuidadores possam auxiliar a pessoa cuidada e, tendo em conta os valores apresentados torna-se necessário uma intervenção a nível nacional através de política e/ ou formação para obter uma rápida melhoria dos níveis de literacia.
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Literacia em saúde Cuidador formal Cuidador informal Idoso
