Repository logo
 
Publication

O uso de letra como um recurso de apoio à improvisação jazz vocal

dc.contributor.advisorGomes, Maria de Fátima Coutinho de Sousa Serro
dc.contributor.advisorPereira, Francisco
dc.contributor.authorMachado, Sofia Carvalho
dc.date.accessioned2023-01-03T18:28:25Z
dc.date.available2023-01-03T18:28:25Z
dc.date.issued2022-11-17
dc.description.abstractHá uma necessidade crescente de otimizar os recursos de aprendizagem dos alunos no que toca à didática da improvisação, ferramenta necessária cujo domínio, entre outros parâmetros, define o grau de competência de um músico de jazz. O foco principal deste trabalho foi aferir e comparar a pertinência da utilização da letra como um recurso de apoio à aprendizagem da improvisação. A população em estudo são os alunos do Curso Básico de Canto do CMP (regimes integrado e supletivo), desde o 10º até ao 12º ano. Com o objetivo de comparar resultados, criaram-se dois grupos de alunos: o Grupo 1 aprendeu um trecho de um estudo melódico utilizando apenas monossílabos sem significado para a articulação dos sons, enquanto Grupo 2 aprendeu o mesmo trecho, associando um texto à melodia. Esta investigação ocorreu sob formato de um workshop, com o objetivo de avaliar e analisar a evolução dos participantes em estudo, bem como se a letra enquanto recurso de apoio os ajudou a melhor assimilar solos improvisados. Outros objetivos analisados foram: (i) a melhoria da escrita criativa; (ii) a melhoria da performance; e (iii) o aumento da motivação na aprendizagem de solos e estudos improvisados. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas a análise documental numa primeira fase, e após esta, a experimentação e a observação participante. Os resultados obtidos demonstraram que a letra poderá ser um apoio de recurso à improvisação vocal; no entanto, existem outros recursos de igual ou maior importância. Os dois grupos de alunos obtiveram resultados similares.pt_PT
dc.description.abstractThere is a growing need for the optimization of students’ learning resources regarding the didactics of improvisation, a necessary tool whose mastery, among other parameters, defines the level of capability of a jazz musician. The focus of this work was to assess and compare the relevance of using lyrics as a resource to support the learning of improvisation. The population under study are the students of the CMP Basic Singing Course (integrated and supplementary regimes), from the 10th to the 12th year. For comparison purposes, two groups of students were created: Group 1 learnt and excerpt from a melodic study, using only meaningless monosyllables for the articulation of sounds, while Group 2 learnt the same passage, associating a text to the melody. This investigation took place in the form of a workshop, with the objective of evaluating and analyzing the evolution of the target population, as well as whether the lyrics used as a support resource helped them to assimilate improvised solos. Other analyzed objectives were: (i) the improvement of creative writing; (ii) performance improvement; and (iii) increased motivation in learning solos and improvised studies. As data collection techniques, document analysis was used in an early stage, and experimentation and participant observation at a later phase. The results obtained have shown that the lyrics can be a support for the teaching of vocal improvisation; however, there are other resources of equal or greater importance. The two groups of students obtained similar results.pt_PT
dc.identifier.tid203134710pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/21275
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino de músicapt_PT
dc.subjectImprovisação vocalpt_PT
dc.subjectJazzpt_PT
dc.subjectLetrapt_PT
dc.subjectRecursopt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.subjectVocal improvisationpt_PT
dc.subjectLyricspt_PT
dc.subjectResourcept_PT
dc.titleO uso de letra como um recurso de apoio à improvisação jazz vocalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Jazz, Cantopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Sofia_Machado_MEM_2022.pdf
Size:
13.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: