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Qual o papel do conselho geral na gestão das escolas públicas portuguesas? Percepções dos diretores
dc.contributor.author | Delgado, Paulo | |
dc.contributor.author | Diogo, Vera | |
dc.contributor.author | Carvalho, João M. S. | |
dc.contributor.author | Martins, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T15:04:48Z | |
dc.date.available | 2023-01-16T15:04:48Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | O atual modelo de gestão escolar, consagrado no Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, conta com mais de dez anos de aplicação. O objetivo do estudo em que se integra este artigo é fazer um balanço da vigência do modelo de gestão escolar, na perspectiva dos diretores, enquanto principais agentes decisores dentro das escolas, recolhendo interpretações e posições que identifiquem desafios para o modelo formal e para sua concretização nas práticas da administração e gestão escolar. Para este artigo, analisamos, através dos dados obtidos em 30 entrevistas exploratórias e 83 questionários, as percepções dos diretores de escolas ou agrupamentos sobre o papel do conselho geral no modelo de gestão. Concluiu-se que os diretores têm opiniões divergentes acerca da sua composição e atribuições, mas concordam, em geral, com a falta de competências para o exercício de alguns dos seus objetivos, assim como apontam dúvidas relativamente à capacidade dos seus elementos para terem uma participação relevante e suficientemente isenta nas suas decisões, podendo ser controlados pelo diretor ou por forças externas. Como positivo, apontam a representação dos diversos grupos de atores internos e externos à escola. No entanto, não se verifica uma relação significativa entre as percepções dos diretores sobre o conselho geral e suas perspectivas sobre os fatores de sucesso na gestão escolar, a autonomia das escolas ou as relações entre eles e as diversas entidades. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.1590/s1678-4634202248249171 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/21553 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), I.P., no âmbito do projeto UIDB/05198/2020 (Centro de Investigação e Inovação em Educação – inED) | pt_PT |
dc.subject | Modelo de gestão escolar | pt_PT |
dc.subject | Diretor | pt_PT |
dc.subject | Conselho geral | pt_PT |
dc.subject | Portugal | pt_PT |
dc.title | Qual o papel do conselho geral na gestão das escolas públicas portuguesas? Percepções dos diretores | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | Educação e Pesquisa | pt_PT |
oaire.citation.volume | 48 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |