Repository logo
 
Publication

Qual o papel do conselho geral na gestão das escolas públicas portuguesas? Percepções dos diretores

dc.contributor.authorDelgado, Paulo
dc.contributor.authorDiogo, Vera
dc.contributor.authorCarvalho, João M. S.
dc.contributor.authorMartins, Pedro
dc.date.accessioned2023-01-16T15:04:48Z
dc.date.available2023-01-16T15:04:48Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO atual modelo de gestão escolar, consagrado no Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, conta com mais de dez anos de aplicação. O objetivo do estudo em que se integra este artigo é fazer um balanço da vigência do modelo de gestão escolar, na perspectiva dos diretores, enquanto principais agentes decisores dentro das escolas, recolhendo interpretações e posições que identifiquem desafios para o modelo formal e para sua concretização nas práticas da administração e gestão escolar. Para este artigo, analisamos, através dos dados obtidos em 30 entrevistas exploratórias e 83 questionários, as percepções dos diretores de escolas ou agrupamentos sobre o papel do conselho geral no modelo de gestão. Concluiu-se que os diretores têm opiniões divergentes acerca da sua composição e atribuições, mas concordam, em geral, com a falta de competências para o exercício de alguns dos seus objetivos, assim como apontam dúvidas relativamente à capacidade dos seus elementos para terem uma participação relevante e suficientemente isenta nas suas decisões, podendo ser controlados pelo diretor ou por forças externas. Como positivo, apontam a representação dos diversos grupos de atores internos e externos à escola. No entanto, não se verifica uma relação significativa entre as percepções dos diretores sobre o conselho geral e suas perspectivas sobre os fatores de sucesso na gestão escolar, a autonomia das escolas ou as relações entre eles e as diversas entidades.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.1590/s1678-4634202248249171pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/21553
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), I.P., no âmbito do projeto UIDB/05198/2020 (Centro de Investigação e Inovação em Educação – inED)pt_PT
dc.subjectModelo de gestão escolarpt_PT
dc.subjectDiretorpt_PT
dc.subjectConselho geralpt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleQual o papel do conselho geral na gestão das escolas públicas portuguesas? Percepções dos diretorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleEducação e Pesquisapt_PT
oaire.citation.volume48pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Delgado, P_ART_2022.pdf
Size:
225.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: