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- A revolução das TIC: desafio da educação no século XXIPublication . Osório Cardoso, Maria Ivone; Camarinha, Ana P.A riqueza de um país mede-se pelo número de pessoas alfabetizadas que progridem nos estudos chegando, pelo menos até à obtenção de uma licenciatura. Estamos numa época da Era Digital, já que essa palavra abarca todos os sectores (primário, secundário e terciário), bem como o quotidiano das nossas camadas jovens, dado que a comunicação entre eles tem lugar através de dispositivos móveis onde eles fazem quase tudo na sua vida, partilhando conhecimento e experiências e saber. Não sendo o acesso ao digital um problema dos países desenvolvidos, a realidade em Moçambique, onde a maior densidade populacional se encontra nos jovens (aproximadamente 50% da população tem menos de 19 anos) é bem diferente. A dificuldade de acesso a uma sociedade tecnológica, sobretudo no interior do ainda é uma realidade no dia-a-dia, sobretudo fora das instituições de ensino. Convém não esquecer que, com os rendimentos per capita baixos, os meios escassos e sendo a maior parte das Instituições de Ensino Superior privadas e portanto com valores elevados de propinas, só a classe média-alta e os filhos de quadros superiores vem realizadas as pretensões de continuidade de estudar a um nível superior pelo que se torna vital que o governo invista no: • ensino à distância para evitar a deslocação dos seus jovens, com os inconvenientes que isso acarreta. Isto porque grande parte deles não continuam os seus estudos académicos por falta de meios pecuniários, entre outros; • incremento de bolsas de estudo para o país, de modo a que um maior número de jovens consiga obtê-las; • laboratórios multimédia; • reforço da rede digital em todo o país. Há no entanto que ter em atenção ao período difícil que o país atravessa pois encontra-se ainda numa situação de consolidação e expansão das suas políticas que nem sempre são acompanhadas pelo incremento de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas apesar de já haver bastantes. A título de exemplo, os alunos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP ) vindos para Portugal, além de se sentirem deslocados, apresentam alguma dificuldade em se familiarizar e entrar no ritmo imposto pela Era Digital com uma forte componente tecnológica, com recurso a plataformas e a redes novas e desconhecidas. Daí que o Ensino Superior nos PALOP, mais propriamente em Moçambique, tenha desafios pela frente, um investimento por parte do governo que pode não só passar por um investimento da parte do governo, mas também fazendo apelo a parcerias e sinergias institucionais e empresariais. Então que desafios se podem superar e vencer? E como? E isso que pretendemos analisar.
- Virtual learning environments: formal environments vs informal environmentsPublication . Gonçalves, Maria José Angélico; Camarinha, Ana P.; Abreu, António; Braga, InêsSociety is constantly evolving and has so many repercussions on a social level as well as within personal and professional life. Information Technology (IT) has an increasing impact, bringing new challenges and paradigms to Education, by combining formal and informal environments in the communication that takes place between teachers and students, as well as between themselves. Nowadays, in education, the use of a an informal communication environment is increasingly verified in parallel with the formal environments already implemented. Teachers present challenges in the Learning Management System (LMS), but give students the freedom to use tools in less formal environments, as long as they meet with the stated objectives. The synergy between these two tools promotes learning environments with a social and interactive presence, one that is able to promote student success in virtual environments. This article presents an exploratory study of the use of platforms to support traditional teaching, such as social networks and LMS, using methods and pedagogical approaches that value the experimentation, discovery, research and integration of knowledge and skills. The purpose of this article is to identify the functionalities of each of the tools that promote the improvement of these environments in both formal and informal learning situations. The methodology used to reach the objective, besides the review of the literature, is based on an exploratory study, using research and interviews.
- ALE - advanced learning environments: work-based learningPublication . P. Camarinha, Ana; Gonçalves, Maria José Angélico; Abreu, António; Braga, InêsCom o aumento do conhecimento e o progresso tecnológico da sociedade, as Tecnologias da Informação (TI) no desenvolvimento educacional têm sido reconhecidas mundialmente como prioritárias, a fim de apoiar o desenvolvimento acadêmico e científico, alcançar alcance universal e ampliar o conhecimento, bem como facilitar a educação ao longo da vida. Passamos da aprendizagem centrada no professor para a aprendizagem centrada no aluno, fornecendo meios pedagógicos modernos intuitivos e envolventes para que os alunos aprendam sozinhos. Existe, no entanto, uma componente essencial do saber-fazer que muitas vezes só é adquirida no mercado de trabalho, ou quando o ensino envolve actividades práticas do mundo real, o que não é comum nos cursos de primeiro ciclo (Quadro Europeu de Qualificações para a aprendizagem ao longo da vida (QEQ), nível 6). Em Portugal, no nível 4 do QEQ, equivalente ao ensino secundário, existem cursos profissionais especializados destinados a formar pessoas para uma vida profissional ativa muito mais cedo, sem a exigência curricular e científica que é normal no ensino superior. Em 2006, no âmbito do processo de Bolonha, foram implementados os Cursos Técnicos Superiores Profissionais correspondentes ao nível 5 do QEF. Estes cursos têm a propriedade de exigir um estágio obrigatório de 6 meses pela instituição de ensino superior que se realiza em empresas e organizações que exercem atividades profissionais na área para a qual o curso se prepara e que têm as qualificações do formando. Em cada um desses níveis de ensino os objetivos e metodologias de aprendizagem são diferentes e, portanto, os resultados também são diferentes. Hoje em dia, estamos tentando entender como o treinamento em ambientes do mundo real é importante para melhorar o aprendizado. O objetivo do nosso projeto é avaliar o impacto da mudança, enfatizando a inter-relação de organização, currículo, infraestrutura, pedagogia e práticas na construção do ambiente de ensino e aprendizagem (ELT). Este estudo basear-se-á na análise dos currículos, metodologias, durabilidade e competências adquiridas em cada um dos diferentes níveis, a fim de avaliar a pertinência da combinação de estratégias existentes nos diferentes percursos, podendo passar pela necessidade de reformular a realidade atual, quer introduzindo mudanças, quer aumentando os métodos pedagógicos ou os conhecimentos, com vistas a uma formação mais completa e próxima do mercado de trabalho sem descurar toda a formação essencial ao indivíduo e ao seu desempenho profissional.