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Recent Submissions

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  • A psicoterapia de cariz psicodinâmico na contemporaneidade
    Publication . Veiga, Sofia; Tinoco, Rui; Abrantes, Ana; Azevedo, Cristina Nunes; Figueiredo, Daniel; Longo, Gabriela; Lopes, Helena
    Nas últimas décadas têm-se observado mudanças no saber e na prática clínica psicanalítica. As transformações sociais e os novos desafios que se colocam a psicoterapeutas e a pacientes impõem mudanças e adaptações. Com o estudo “A psicoterapia de cariz psicodinâmico na contemporaneidade: olhares de psicoterapeutas” pretendeu-se investigar o que aconteceu na prática clínica de cariz psicodinâmico em Portugal, com particular enfoque nas suas permanências e mudanças a partir do olhar de três psicoterapeutas e psicanalistas com mais de 30 anos de prática clínica. O questionamento e a interpretação dos dados obtidos tiveram por base o método FANI-Free Association Narrative Interview. Da análise das entrevistas, emergiram os seguintes temas: formação; identidade; sofrimento psíquico; teoria e práxis psicodinâmica/psicanalítica; novas tecnologias. Nestes temas evidenciaram-se permanências e mudanças. No lado das permanências, destacaram-se a manutenção do campo analítico, a centralidade do inconsciente, a leitura das estruturas da personalidade e a abertura ao novo/transformação por parte do/a psicoterapeuta. Em relação às mudanças, destacaram- se as modificações na expressão do sofrimento psíquico, a emergência de novos conceitos, o surgimento das novas tecnologias quer como definidoras de outros contextos de consulta, quer como modificando certos aspetos da relação terapêutica em contexto presencial e, por fim, a emergência do setting terapêutico como algo que é coconstruído.
  • Cultural adaptation and reliability of the questionnaire of sex education in schools
    Publication . Pássaro, Anice de Campos; Regra, Mariana Cristina; Serrão, Carla; Marques, Amélia Pasqual
    Sexuality is embedded in a social and cultural origin and its approach must go beyond biological aspects. Questionnaire on Sex Education in Schools (QUSES) assesses the knowledge, comfort, motivation and involvement of teachers in relation to sex education. Objective: To culturally adapt and verify the reliability of QUSES. Method: The Experts Committee realized the Cultural adaptation and content validation. The Cronbach’s alpha and its stratification were tested for reliability. It was applied to 100 teachers with an average of 44.45 (9.62) years of age. Results: Words and phrases were modified, maintaining the equivalences of the original version. Question of knowledge was the most modified due to regulatory differences between countries. Reliability data was similar to the original instruments and were considered good. The lowest values were α = 0.741 for subscale of efficacy of results, α = 0.812 and α = 0.849 for subscale of involvement (cognitive). Conclusion: QUSES was culturally adapted for Brazilian elementary schools teachers presenting good reliability. It is relevant, because it evaluates sex education fully and may support in implementation and monitoring public policies related to health promotion in schools.
  • Pedagogia / educação Social: teorias práticas: espaços de investigação, formação e ação
    Publication . Delgado, Paulo; Barros, Sílvia; Serrão, Carla; VEIGA, SOFIA; Martins, Teresa; Guedes, António; Diogo, Fernando; Araújo, Maria José
    Estamos viviendo una época de emergencia de la pedagogía social. Después de una trayectoria muy irregular de más de siglo y medio de existencia, parece que nuestra disciplina y nuestro campo de trabajo está viviendo un renacimiento y un reconocimiento en muy diversas partes del mundo. Sin duda no es una causa menor el hecho de que se haya introducido en el ámbito anglosajón que, como es sabido, domina buena parte de los circuitos mundiales de distribución de la producción académica en lengua inglesa. La extensión de la pedagogía social a Norteamérica y a algunas zonas de Asia puede, quizás, explicarse por este efecto. Pero este hecho no explica por sí solo esta emergencia, dado que también se está extendiendo por Latinoamérica donde las lenguas mayoritarias son el español y el portugués. Creo que su actualidad obedece más a características propias de la pedagogía social en tanto que acción teórico-práctica compleja. Me parece que es precisamente este atributo de complejidad el que le otorga una tan gran capacidad y versatilidad de respuesta ante las situaciones y problemáticas socioculturales actuales.
  • Good practices in early childhood education: Looking at early educators' perspectives in six European countries
    Publication . Gregoriadis, Αthanasios; Zachopoulou, Evridiki; Grammatikopoulos, Vasilis; Liukkonen, Jarmo; Leal, Teresa; Gamelas, Ana Madalena; Pessanha, Manuela; Barros, Silvia Araujo de; Loizou, Eleni; Olesen, Lise Sanders; Henriksen, Claus; Ciolan, Laura
    The 21st century has been described by many researchers as an era of educational change. The constantly evolving smart technologies, the Internet and the ICTs claim a substantial part of teachers’ and children’s daily time, interest and practices. It is true that the change that has occurred in education practice and tools over the last fifteen years has been truly remarkable. Theoretical frameworks like constructivism, sociocultural theory, attachment theory and others, have enhanced the way we approach children’s learning and development. The traditional face-to-face and teacher-centered approaches have being substituted by discovery learning, individualized learning, creative thinking, hand on experiences and child centered practices. The recent reforms in several early childhood curriculums of the international educational community have highlighted the demand to develop learning environments that will meet children’s needs in the most effective way (Gettinger, 2003). But what constitutes a high quality early childhood education environment? What are the basic requirements for an early childhood education environment in order to be described as qualitative? Despite the technological advances and the shift of educational interest towards children’s needs, abilities and motivation, the fact remains that there are some classic and global criteria that must be met for an early childhood environment to be characterized as qualitative. Harms, Clifford and Cryer (2005) mention that in order to provide quality of life care and education, we must provide for the three basic needs all children have: (a) Protection of their health and safety, (b) Building positive relationships and classroom climate, and (c) Opportunities for stimulation and learning from experience.
  • Risco sociocultural e intervenção na comunidade
    Publication . Pessanha, Manuela; Cadima, Joana; Nunes, Cristina; Novais, Isabel; Alves, Maria José
    O interesse do Professor Bairrāo pela noção de risco ambiental surge em 1978, com a publicação de um artigo em conjunto com Felgueiras. A preocupação com a intervenção no âmbito desta problemática é patente através do envolvimento do professor em vários projectos de intervenção, entre os quais os projectos de Arruda dos Vinhos, da Amadora e das Taipas nos anos 1970 e 1980.
  • Vulnerabilidade e resiliência no desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças
    Publication . Pessanha, Manuela
    Portugal é um dos países da União Europeia que, apesar do crescimento económico verificado nos últimos anos, continua a apresentar algumas assimetrias em termos sociais acentuadas pela recente crise económica e financeira. Estas assimetrias têm-se reflectido na vida das famílias e das crianças e têm condicionado as políticas educativas e sociais, principalmente as que se referem à infância
  • Literacia em saúde: um desafio na e para a terceira idade - Manual de Boas Práticas
    Publication . Serrão, Carla; VEIGA, SOFIA; Vieira, Isabel; Almeida, Vera; Marques, António
    Este Manual inclui um primeiro capítulo, onde é explorado e aprofundado o conceito de literacia em saúde e onde se espelham os benefícios e prejuízos associados à (in)adequada literacia em saúde. Há, como seria de esperar, uma atenção centrada na velhice, fase do ciclo de vida que tanta atenção exige, dadas as múltiplas situações de vulnerabilidade que necessitam de ser cuidadosamente suportadas e sistematicamente analisadas, atendendo à sua elevada complexidade. O segundo capítulo apresenta os estudos desenvolvidos: um relativo a uma amostra de 433 pessoas idosas, onde fica patente o preocupante nível de literacia em saúde deste grupo específico, e outro relativo às representações e práticas de profissionais no âmbito da literacia em saúde. Neste último estudo, são levantadas recomendações e inventariadas boas práticas, que permitiram consolidar orientações que se pretende que sejam inspiradoras para quem cuida de pessoas idosas. No último capítulo, e à luz da literatura e dos resultados obtidos nos estudos levados a cabo, são apresentados três eixos prioritários, tendo como plataforma o modelo deliberativo de intervenção.