ESMAD - Departamento de Artes da Imagem
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- (In)congruent scenes: eye movements and language productionPublication . Monteiro, Paula; Costa, Armanda; Carvalho, Mário; Baptista, AdrianaIn this study we want to know how visual and semantic properties of scenes determine linguistic production. We prepared an experiment with two factors: scene type (photograph vs. drawing) and semantic consistency (congruent vs. incongruent), resulting in four experimental conditions. 24 pictures representing natural scenes were created, each one in the four conditions. 24 children (8 y/o), native speakers of European Portuguese, without visual or attentional deficits or language disorders, were given a picture viewing task, followed by 2 questions. Participants ’ eye-movements and linguistic production were recorded with an SMI IVIEW X HI-SPEED system and with a Logitech® Webcam Pro 9000. First fixation, fixation duration and gaze were taken from two AoI (heads and (in)congruent objet). Produced speech was computerized with TEITOK and measures of fluency and linguistic complexity were extracted. Preliminary results show a main effect of scene type on first fixation (p=0,010), and of scene congruency on gaze (p=0,006). Scene type and congruency also impact on fluency and on production of Nouns referring represented or inferred entities: 60% of words in response to photographs; 53% Nouns to incongruent photos. As expected, results show a relationship between visual scene properties and congruency, and visual behavior and produced speech.
- Parâmetros para análise de narrativas orais em crianças com e sem perturbação da linguagem expressivaPublication . Monteiro, Paula; Costa, Armanda; Baptista, AdrianaAnalysis of children’s productions of oral narratives is a highly effective research tool that allows examiners to document children’s productive vocabulary and grammar (using microstructural analyses) as well as children’s text level narrative organization skills (using macrostructural analyses). In this study we used the Narrative Scoring Scheme and the Speech Rate and Fluency in Children and Adolescents to analyse the productions of oral narratives of children with and without language disorders. The results showed language developmental effects. Children with language disorders have difficulties in the use of macro and microstructural features and lower speech fluency score.
- Ainda estou a aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leituraPublication . Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Ferreira, Albertina; Costa, Lurdes; Azevedo, Helena; Carvalho, Marisa; Freitas, Tânia; Chaves-Sousa, Séli; Cruz, Joana; Fernandes, Ilda; Cosme, Maria do Céu; Rodrigues, BrunaA plataforma educativa interativa AEA - AINDA ESTOU A APRENDER (https://aindaestouaprender.com/) é um recurso educativo, de acesso livre, que tem como finalidade principal apoiar a aprendizagem da leitura, nomeadamente em alunos que apresentam dificuldades (DAL). Especificamente, pretendeu-se disponibilizar a professores e a outros profissionais um conjunto de atividades e materiais de avaliação que permitam a descrição quer dos conhecimentos/competências já adquiridos no âmbito da leitura, quer das competências em que os alunos apresentam dificuldades. Esta avaliação deve ser conduzida na ótica da organização de um plano de intervenção individualizado e adequado ao padrão e ao perfil de dificuldades de cada aluno. Para tal, foi também desenvolvido um conjunto de materiais, organizados em duas Páginas – “O que já sei” e “Vou aprender” –, que permitem, respetivamente, efetuar a avaliação e o treino/consolidação de aprendizagens no âmbito da leitura. Pais, outros técnicos, e alunos (com ou sem dificuldades) podem aceder igualmente à Plataforma e a todas as atividades nela inseridas. A conceção deste recurso pedagógico está ancorada numa revisão sistemática da investigação que tem sido produzida na área das Dificuldades de Aprendizagem da Leitura (DAL). A construção deste recurso educativo foi possível graças ao financiamento obtido no âmbito do Concurso de Apoio a Projetos de Investigação nos Domínios da Língua e da Cultura Portuguesas (Ref. 134604) promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian através do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas em 2014. Esta obra integra todos os conteúdos desenvolvidos (e que fazem parte da plataforma AEA), desde os referenciais teóricos às grelhas de avaliação, passando pela descrição dos procedimentos/atividades e materiais a usar na avaliação e intervenção nas DAL. Embora as atividades propostas sejam efetuadas maioritariamente em formato digital, elas estão também disponíveis para serem efetuadas em formato “papel e lápis”. Apesar de toda a informação presente nesta obra estar acessível na plataforma, entendeu-se que a sua organização em formato de e-book, poderia constituir-se como facilitadora na exploração da plataforma e como alternativa para os utilizadores que preferem a leitura em formato livro. Assim sendo, e uma vez que a presente edição reproduz, na íntegra, os conteúdos e materiais disponibilizados na plataforma, ao longo deste livro o leitor irá encontrar, frequentemente, a expressão “nesta plataforma”. Alguns dos materiais usados são apresentados em formato áudio ou vídeo, pelo que, em caso de se optar por implementar as atividades em formato “papel e lápis”, estes materiais terão de ser previamente descarregados através do Repositorium da Universidade do Minho em http://hdl.handle.net/1822/42431 ou na Biblioteca da plataforma em https://aindaestouaprender.com/. É permitida a duplicação de todos os materiais desta obra exclusivamente para efeitos de intervenção e de investigação.
- Traços de género e autoria em Todo Sobre Mi MadrePublication . Tudela, NunoEste estudo tem como objetivo refletir sobre os aspectos da realização do filme Todo Sobre Mi Madre, de Pedro Almodóvar. Realizado em 1999, este filme marca um ponto de viragem no seu percurso, como autor. No entanto, há um paradoxo: sendo este o seu filme mais assumidamente inspirado pelo trabalho de outros autores, é importante entender como estas citações contribuíram, aproximaram ou tornaram mais distantes a autoria e a marca estética do realizador espanhol.
- Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Media Artes e Design: O impossível é visível = The impossible is visiblePublication . Silva, Olívia Marques da
- Falar, ler e escrever no Jardim de Infância: como a investigação suporta a açãoPublication . Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Baptista, Adriana; Brandão, Sara; Costa, Lurdes; Santos, SandraO programa Falar, ler e escrever no jardim de infância – FLE-JI resultou da integração e reflexão de dois projetos de intervenção no âmbito da literacia emergente – Melhor falar para melhor ler (Viana, 2001) e uma linha de ação do projeto Litteratus (Ribeiro, 2007). Tem como objetivo proporcionar a educadores de infância um conjunto estruturado de atividades que contribuam para o desenvolvimento das competências de literacia emergente. A importância de um trabalho sistemático nesta área é justificada pelo impacto destas competências na aprendizagem da leitura e da escrita, amplamente confirmado pela investigação (Coyne, McCoach, & Kapp, 2007; Haney & Hill, 2004; Kassow, 2006; Whitehurst & Lonigan, 1998). Trata-se de um programa desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a Universidade do Minho e alguns jardins de infância, produto de um trabalho de vários anos que alia os resultados da investigação sobre literacia emergente à implementação e avaliação sistemáticas das suas atividades. Neste capítulo apresentam-se os objetivos, as opções tomadas, a justificação das mesmas e, sempre que relevante, inclui-se uma apreciação sobre o processo de implementação. A implementação do FLE-JI foi efetuada em articulação com educadoras de infância do Agrupamento de Escolas D. Maria II e Vale do Este, do Concelho de Vila Nova de Famalicão e do Agrupamento Vertical de Briteiros. Este trabalho em parceria permitiu analisar com as educadoras a adequabilidade do modelo adotado, o desenvolvimento partilhado de propostas de atividades e o seu ensaio com as crianças. Este último aspeto foi particularmente importante, facultando informações que permitiram avaliar a reação das crianças, as mudanças nos seus conhecimentos e competências, bem como as dificuldades encontradas na concretização do programa.
- A apropriação do cinema pela comunicação publicitária: técnica de sedução e memorizaçãoPublication . Cortesão, Maria JoãoThe aim of this article is to contribute to a better understanding of the importance of the appropriation of film references in advertising communication. We are interested in finding out the relevance of intertextuality in this context, considering possible scenarios: the increase of the emotional charge in the message of the brands and to cause various readings to the spectator. Thus, we will focus on the formats used to make television ads based on content analysis. The adopted methodology seems advantageous to us, since it allows an observation and reading of the intertextual filmic elements, when conjugated with advertising formats we find in television advertising spots. This way, we intend to reveal how the reader can occupy the memory of advertising film starting from the memory of fiction cinema, having as presupposition the kinematic poetics (construction of characters, creation of environments and options of plans, for example). We will underpin our research, based on a diverse bibliography (advertising, cinema and semiotics), since we consider that the theme covers topics of varied fields, within the scope of the image discourse.
- [Introdução de] Póvoa de Varzim : frames da cidade e outras estórias invisíveisPublication . Cortesão, Maria João
- A implicação da metalinguagem linguística na difusão de conteúdos gramaticais e na construção do conhecimento em alunos e agentes educativosPublication . Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Costa, José AntónioOs documentos oficiais, reguladores do ensino do Português, e a Terminologia Linguística para os ensinos básico e secundário, em Portugal, enformam as práticas educativas e a abordagem dos conteúdos em manuais escolares e em auxiliares didáticos. No âmbito do género gramatical, a metalinguagem linguística utilizada naqueles documentos e replicada nas práticas educativas tem perpetuado, erradamente, o entendimento do género gramatical como uma categoria correlacionada com sexo e integrada no âmbito da morfologia flexional, passível de formação de contrastes nos nomes a partir do mesmo radical. Neste artigo, faremos uma descrição do fenómeno linguístico, realçando a não correlação entre marca de classe nominal e valor de género. Considerando o género uma categoria funcional obrigatória para a concordância do nome com as restantes palavras na frase, cujo valor será opcionalmente definido na Sintaxe Lexical ou na Sintaxe Funcional (Choupina et al., 2015), adotaremos os princípios da Morfologia Distribuída (Halle & Marantz, 1993). Mostraremos ainda a implicação da metalinguagem linguística utilizada para descrever o género na difusão do conteúdo gramatical e na construção do conhecimento em alunos e agentes educativos.
- As relações entre unidades lexicais e o ensino da antonímiaPublication . Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Costa, José António; Querido, Joana; Oliveira, InêsO Léxico de uma língua é formado por unidades distintas de natureza e funcionamento específicos, e inclui as suas especificações gramaticais (Biderman, 2005). Nesta comunicação, centrar-nos-emos na análise de unidades simples lexicais mostrando que as suas relações, dentro do léxico, são frequentemente ambíguas (cf. Gao & Zheng, 2014). Neste sentido, refletiremos especificamente sobre as relações semânticas que têm sido consideradas relações de antonímia e sobre a forma como tais relações podem refletir e construir as representações individuais e coletivas do mundo (na esteira de Choupina, Baptista & Costa, 2013). Pela experiência de docentes de Português e formadores de educadores e professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, suportada em pesquisas científicas e pedagógicas na área da Linguística e da Didática da Língua Materna, percebemos que a abordagem que é feita ao estudo das unidades que compõem o Léxico do português e das relações semânticas (e morfológicas) que se estabelecem entre elas condiciona o desenvolvimento de competências linguísticas e de competências de cidadania. A publicação das Metas Curriculares de Português (Buescu et al., 2012) e subsequente Programa e Metas (Buescu et al., 2015) fez sentir a necessidade de especificar o faseamento do ensino explícito dos conceitos de antónimos, merónimos e hiperónimos, quer pela importância que têm na consciência da estruturação da informação lexical, no que ao Léxico Mental diz respeito, quer pelo papel crucial que podem desempenhar no desenvolvimento de conceções do mundo e de comportamentos e/ ou pensamentos em cidadania. Nesta comunicação, faremos uma descrição crítica do conteúdo linguístico e apresentaremos a análise de alguns dados recolhidos em manuais e materiais pedagógicos relativos ao Ensino da antonímia, no âmbito do projeto de investigação Língua e Cidadania: das relações semânticas ao conhecimento do mundo, desenvolvido no cruzamento da Linguística, da Linguística Educacional e da Didática.