Browsing by Author "Silva, Catarina Costa Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Catarina Costa Sousa SilvaPublication . Silva, Catarina Costa Sousa; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de; Moreira, Sónia Maria dos Santos PeresO presente relatório está enquadrado na Unidade Curricular (UC) de Prática Educativa Supervisionada (PES), presente no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que se encontra ao abrigo do Decreto-Lei n.º 79/2014 (2014) e aprova o regime jurídico de habilitação profissional necessária para exercer funções docentes, abrangendo a Educação Pré-Escolar (EPE) e os ensinos básico e secundário. Este relatório engloba as práticas desenvolvidas durante a PES, sendo que estas práticas foram sempre promovidas seguindo as bases do socioconstrutivismo e da importância de fomentar aprendizagens significativas. Como uma UC final do nível de estudos, esta mobiliza os saberes científicos, didáticos e investigativos que a mestranda adquiriu previamente. Para além disso, importa realçar a articulação feita entre estes saberes e o processo de investigação-ação, presente durante todo o percurso e que propiciou capacidades de autorreflexão e de reflexão em par, sempre no sentido de melhoria da prática. Para além destes aspetos importantes, as planificações realizadas em trabalho colaborativo tiveram sempre em conta os contextos e os interesses e/ou necessidades que estes apresentavam e procuraram ainda alcançar o preconizado nos documentos orientadores, nomeadamente as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), no caso da EPE, e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais, no caso 1.º CEB. A experiência da PES permitiu ainda desenvolver um trabalho colaborativo com uma equipa educativa e com toda a comunidade, integrando diversos intervenientes, quer do contexto escolar, quer familiar.
