Browsing by Author "Rafael, Daniel Jorge Martins"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Daniel Jorge Martins RafaelPublication . Rafael, Daniel Jorge Martins; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Teixeira, Maria Cândida da Mota; Graça, Vânia Gabriela Dias; Dias, Joana Ortigão De Oliveira MatosO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular denominada Prática Educativa Supervisionada, contemplada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, para a obtenção do grau de Mestre e possibilidade de exercer profissionalmente a prática docente enquanto Educador de Infância e Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente documento pretende demonstrar, de forma crítica, fundamentada e reflexiva, todo o processo desenvolvido no decorrer dos estágios profissionalizantes realizados nos contextos educativos de 1º Ciclo do Ensino Básico e Educação Pré-escolar. Deste modo, apresentam-se os referenciais teóricos e legais que sustentaram práticas inovadoras e coadunadas a metodologias ativas assentes numa perspetiva socioconstrutivista de aprendizagem. Para esse efeito, destaca-se a metodologia de lnvestigação-ação, estratégia de formação profissional, que, com recurso às suas diversas etapas de observação, planificação, ação e reflexão/ avaliação, colaborou no processo formativo para responder a necessidades, interesses e dificuldades visualizadas nos contextos educativos, e, deste modo, permitir um desenvolvimento holístico das crianças, ressalvando-se que um pensamento de base humanista que um docente possui deve permanecer ao longo de toda a sua prática profissional. Assim sendo, desenvolveram-se práticas pedagógicas que colocaram a criança enquanto sujeito ativo e central no seu processo de aprendizagem e contribuíram significativamente não só para o bemestar emocional das mesmas como também para a construção da identidade profissional do docente de perfil duplo através da reflexão sobre, na e para ação.
