Browsing by Author "Moreira, Sara Patrícia dos Santos"
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- Desafios interculturais na internacionalização de uma marcaPublication . Moreira, Sara Patrícia dos SantosCom a crise económica que se vive hoje em dia, com a luta constante pela sobrevivência no mercado e com a competitividade no tecido empresarial, a maioria das empresas optou pela internacionalização. Assim, com o intuito de analisar os desafios inerentes à comercialização e produção na internacionalização de uma marca, pretendo neste artigo analisar os países nórdicos, com especial destaque para a Finlândia. Internacionalizar significa exportar um produto/serviço, mas também, adquirir uma estratégia operacional sustentada na criação de valores e no relacionamento económico permanente com o exterior, independentemente da forma de estratégia escolhida pela empresa. Esta pode trazer benefícios (ou não) para uma empresa. Contudo, a internacionalização não traz apenas benefícios, pois existem vários desafios inerentes, a que o setor empresarial tem de estar atento e adaptar-se. O mercado internacional é muito exigente e experiente e as empresas nacionais vão ter que se ajustar, de forma a competir, com as empresas que estão voltadas para os conhecimentos mais aprofundados e integrados. É essencial aprender a pensar globalmente, mas também agindo localmente. De forma a colmatar esta lacuna, as empresas nacionais vão ser obrigadas a apostar em diferentes formas de competitividade, tais como a diferenciação, cultura, inovação, eficiência de custos e, em particular, a sua dimensão crítica. Este último aspeto, a dimensão critica, é o mais utilizado em projetos conjuntos de cooperação internacional. Isto é, os promotores agregam-se em complementaridade de competências e criação de sinergias, de forma a potenciar e aumentar a competitividade. Quanto aos incentivos fiscais à internacionalização, estes surgem como um dos instrumentos privilegiados de apoio ao investimento, numa estratégia de internacionalização sólida e planeada. A internacionalização inclui o capital para investir, a demonstração do interesse estratégico da economia portuguesa, a viabilidade técnica e a económico-financeira, com o intuito de não se localizarem em zonas fracas ou em países, territórios e regiões com regimes de tributação privilegiada, e ainda, não implicarem ema diminuição de postos de trabalho em Portugal.
- Fatores determinantes na escolha do consumidorPublication . Moreira, Sara Patrícia dos Santos; Ribeiro, Anabela Paula Alferes FerreiraO comércio moderno encara cada vez mais o comércio online como um complemento, ou mais um meio para a venda dos seus produtos ao consumidor final. Por isso, é frequente observar-se nas montras das lojas físicas um “autocolante” com o endereço da loja online, que informa o consumidor sobre a possibilidade de encomendar os seus produtos através deste meio digital. Esta informação permite que, posteriormente, o consumidor possa comprar esses mesmos produtos a partir de sua casa, ou no local de trabalho, através do seu desktop, tablet ou smartphone. Deste modo, é essencial perceber o comportamento do consumidor online e da loja física, para compreender quais os fatores que influenciam a sua escolha quando interagem com os dois meios (físico e digital). Este estudo procura ir de encontro às preocupações dos responsáveis destes meios, que têm de gerir universos distintos. Através de um estudo quantitativo por questionário a uma amostra de 200 inquiridos, espera-se encontrar os fatores determinantes na escolha do consumidor, relativamente aos dois universos em estudo: o comércio tradicional e o e-commerce. Um estudo preliminar realizado no contexto de uma unidade curricular indicou que os consumidores preferem a loja física, mas ponderam a possibilidade de, num futuro próximo, experimentar o conceito digital e tornarem-se consumidores online. Neste estudo pretendeu-se aprofundar e explorar os aspetos relativos aos fatores determinantes na escolha do consumidor, relativamente a uma loja física e uma loja online.