Browsing by Author "Monteiro, Maria Mano Pacheco Pinto"
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- Relatório de estágio no Serviço de Gestão Financeira, Planeamento, Contratualização e Controlo de Gestão da Unidade Local de Saúde de Matosinhos EPEPublication . Monteiro, Maria Mano Pacheco Pinto; Silva, Armando Mendes Jorge Nogueira daO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Finanças Empresariais no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Este estágio realizou-se no Hospital Pedro Hispano durante seis meses e teve como propósito toda uma aprendizagem sobre o funcionamento do departamento de planeamento, contratualização e controlo de gestão e do departamento de gestão financeira. A realização deste estágio teve como principal objetivo dar apoio aos referidos departamentos, colocando em prática os conhecimentos adquiridos no mestrado, desenvolvendo as minhas competências técnicas, interpessoais e sociais, possibilitando ainda fortalecer o meu espírito crítico de análise económico-financeira. Neste relatório, inicialmente foi realizada uma análise económico-financeira do serviço nacional da saúde bem como do ministério da saúde, como forma de enquadramento do estágio para uma melhor compreensão do trabalho desenvolvido. No Departamento de Planeamento, Contratualização e Controlo de Gestão estive envolvida no desenvolvimento de relatórios como o Relatório e Contas de 2021, o Relatório Analítico Mensal (RADEF) e o Relatório de Execução Orçamental (REO) e ainda na contabilidade analítica da ULSM. Enquanto no Departamento de Serviço de Gestão Financeira executei tarefas nas diversas unidades presentes, como a faturação, análise de reports, entre outras. Ao longo do tempo de análise foi possível reunir pontos de melhoria que a ULSM poderá ter em conta para uma melhor e eficiente gestão hospitalar. Um dos aspetos que o hospital poderá melhorar é o facto de existirem demasiados sistemas informáticos a ser utilizados na gestão hospitalar podendo ser criado um sistema único de informação assente numa plataforma comum, possibilitando uma comunicação direta, eficaz e on-line entre os prestadores de cuidados da ULSM permitindo prestar melhores cuidados de saúde, baseando-se num conhecimento coletivo e organizado entre os profissionais de gestão hospitalar.