Browsing by Author "Martins, Francisco Duarte"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Metáforas EducativasPublication . Martins, Francisco Duarte; Silva, Nuno Miguel Pinto daO presente Relatório de Estágio (RE) integra o ciclo de estudos que conduz à obtenção do grau de mestre, especificamente o 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB, no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Este documento tem como objetivo apresentar a experiência do mestrando, abordando as suas vertentes formais e informais, pessoais e profissionais, ao longo do período de estágio, sustentando a sua prática em referenciais teóricos e legais que orientam a sua ação e apropriando-se, de forma paralela, da sua literacia científica, pedagógica e didática. A vivência na PES envolveu a participação em duas turmas, uma do 1º CEB e outra do 2º CEB, sendo que este documento oferece uma descrição detalhada dos contextos educativos e reflexões fundamentadas sobre a intervenção do mestrando nesses cenários. As experiências de colaboração com os contextos educativos, descritas e refletidas ao longo do documento, evidenciam o percurso evolutivo do mestrando, apoiado na construção de conhecimentos derivados da prática. Assim, clarifica-se o desenvolvimento profissional do mestrando e a formação da sua identidade docente, num processo de construção e desconstrução de conceitos, com o objetivo de promover uma educação de qualidade, atual e capaz de responder aos desafios da mudança e inovação. Este documento inclui também uma vertente investigativa desenvolvida durante a PES, centrada na utilização de materiais manipuláveis, como o Material Multibásico (MAB) e objetos do quotidiano, como facilitadores da compreensão do conceito de volume. Em síntese, este RE constitui-se como um guião que assinala a última etapa da formação inicial do mestrando, preparando-o para o mundo profissional.