Browsing by Author "Marinho, Catarina Ferreira"
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- Jogo educativo com aplicação de realidade aumentadaPublication . Marinho, Catarina Ferreira; Silva, Firmino; Leite, LuísAs transformações tecnológicas na sociedade tiveram um grande impacto no desenvolvimento das crianças do século XXI na medida em que possibilitaram novas formas de brincar e aprender. O uso consciente da tecnologia na infância, apresenta benefícios significativos a nível da estimulação das capacidades cognitivas, no entanto, o seu uso excessivo pode comprometer o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, com consequências negativas a nível da cognição. A influência da tecnologia na vida das crianças é inegável, mas a possibilidade de alienação digital é um problema porque afasta as crianças do mundo real e porque as impede de realizar aprendizagens fundamentais. A Realidade Aumentada pode constituir-se como uma solução para este problema, na medida em que permite um contacto com ambas as realidades, real e digital. É neste contexto que este projeto se desenvolve, pois, nele se apresenta uma proposta lúdica e educativa, que complementa a experiência do jogo físico tradicional educativo com uma camada tecnológica que possibilita expandir o jogo, tornando-o mais dinâmico e mais capaz de potenciar, nas crianças, o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais. Esta proposta dirige-se para crianças entre os quatro e os seis anos de idade, e tem como objetivo a criação de um jogo educativo tradicional complementado com realidade aumentada capaz de contribuir para o desenvolvimento infantil. A realidade aumentada surge no sentido de revolucionar a aprendizagem da criança, de modo a acompanhar os tempos modernos. Pretende-se, com este projeto, desenvolver de um jogo físico educativo e uma aplicação de realidade aumentada, no qual a criança joga individualmente com a ajuda e supervisão dos pais. Neste jogo, é estabelecida uma relação entre as letras, as cores e os frutos que contribui para o desenvolvimento do público-alvo.
