Browsing by Author "Fournier, Davide Humberto Martins"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Reflexão e contributo para a estrutura curricular do curso profissional de instrumentista de jazz passados dez anos da sua homologaçãoPublication . Fournier, Davide Humberto Martins; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Dahmen, AlexandreIncluindo todo o percurso reflexivo do estágio da Prática de Ensino Supervisionada, assim como a caracterização do Agrupamento de Escolas da Bemposta e Portimão, este trabalho tem como grande objetivo apresentar uma reflexão e revisão sobre o currículo do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz (CPIJ) homologado pela Portaria n.º 1040/2010 de 7 de outubro. Passados praticamente 10 anos após a sua homologação considerei pertinente iniciar um processo pioneiro de apreciação e reflexão, de forma a contribuir para o currículo da Componente de Formação Técnica do CPIJ, sustentado nas experiências e testemunhos dos Diretores de Curso (DC) dos CPIJ de Portugal. Partindo de um estudo de âmbito qualitativo e utilizando entrevistas semiestruturadas como instrumento de pesquisa, realizei o levantamento e registo das experiências e reflexões dos DC de todos os CPIJ presentes em Portugal continental e ilhas. Após as entrevistas destaquei os pontos-chave evidenciados de cada um dos DC de forma a encontrar orientações comuns e convergentes. A proposta de renovação procura, dentro da medida do possível, refletir e confluir as opiniões de todos os DC contribuindo para o aperfeiçoamento do CPIJ. Foram apreciados aspectos pedagógicos relevantes como a interdisciplinaridade, o processo gradativo de aprendizagem, a motivação, a pertinência e disposição dos conteúdos e as suas cargas horárias. Foram abordados os processos de desenvolvimento das Provas de Aptidão Profissional assim como a Formação em Contexto de Trabalho. A reflexão final apresenta um modelo compartimentado em blocos de 25 e 50 horas compatíveis com as Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) aplicados pela ANQEP no Catálogo Nacional de Qualificações.