Browsing by Author "Fernandes, Rita Correia Pinto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Na transformação de um professorPublication . Fernandes, Rita Correia Pinto; Rodrigues, Pedro; Barbot, AntónioO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que se encontra inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento, além de permitir a habilitação para a docência nas áreas supracitadas, procura retratar a prática, a reflexão crítica e a transformação na ação concretizadas, pela mestranda, ao longo do ano letivo de 2020/2021. Ao longo deste documento será feita uma abordagem reflexiva das intervenções desenvolvidas nos dois ciclos de ensino. Nestes a mestranda teve a oportunidade de implementar diferentes estratégias e explorar os vários recursos, permitindo desta forma uma visão longitudinal dos contextos onde interveio. Serão apresentadas as metodologias e pressupostos teóricos e legais que sustentaram a prática da mestranda nos diferentes contextos onde a mesma decorreu. Toda esta prática possibilitou a construção da identidade profissional, amadurecimento e transformação dos saberes da mestranda, sendo de destacar o trabalho cooperativo existente entre todos os intervenientes do processo do ciclo de supervisão e de trabalho pedagógico. A dimensão investigativa presente neste documento potenciou na mestranda um aprofundamento do conhecimento científico e pedagógico sobre a abordagem STEAM e Robótica Educativa (RE). Esta investigação teve por base a plataforma e kits de Robótica Educativa da Lego Education WeDo 2.0 que serviram de mediadores e potenciadores da aprendizagem para um conteúdo curricular das Ciências Naturais do 2º CEB em ambiente não formal de aprendizagem levando ao incremento das competências descritas para o século XXI dos alunos participantes. A PES, ao possibilitar o contacto com diferentes contextos e desafios, conduziu a mestranda a verificar que a ação do professor é transformadora e continuará a ser influenciada pelas necessidades, interesses, experiências, conceções alternativas e ações das crianças, para assim, prepará-las para um futuro melhor, mais consciente e pleno de conhecimentos válidos surgindo, neste sentido, o título deste relatório – “Na Transformação de um Professor”.