Browsing by Author "Coelho, Alexandra Isabel Valente"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Coelho, Alexandra Isabel Valente; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosO presente relatório resulta da formação desenvolvida em contexto da ação docente, por base na apresentação e reflexão do percurso desenvolvido nos estágios em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada. A mobilização de saberes e a articulação de referenciais teóricos e legais com as práticas educativas, segundo uma postura crítica, indagadora e reflexiva, conduziram ao crescimento fundamental de competências e conhecimentos não só de índole pedagógico, mas também pessoal, no sentido da construção da identidade docente da mestranda em formação inicial. Tendo em conta, os paradigmas assentes na perspetiva socio construtivista da educação, promoveu-se uma ação com vista no desenvolvimento pleno e significativo da criança. Esta encontra-se no epicentro da ação e tem um papel ativo na construção do seu conhecimento, compreendendo-se que o docente se assume como orientador do processo educativo. O desenvolvimento da capacidade de reflexão e problematização, no sentido de saber pensar e agir nos diversos contextos singulares, permitiu uma maior diversidade de resposta, compreendendo-se que toda a ação foi desenvolvida em torno de ideais que preconizam a diversidade de oportunidades e a inclusão de cada criança. Com efeito, este posicionamento reflexivo evidenciou-se ainda nas interações pedagógicas, de natureza colaborativa ao longo de toda a formação e no processo cíclico de observação, planificação, ação e avaliação, próprio da metodologia de investigação-ação, que tem por base a criação de práticas fundamentadas e transformadoras, a visão de mudança e transformação da realidade educativa do contexto da ação.
