ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática
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Browsing ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática by advisor "Pinto, Alexandre"
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- Uma abordagem CTSA para o ensino-aprendizagem de conceitos ecológicos e evolutivosPublication . Pires, Ynés de Lemos; Pinto, AlexandreO presente estudo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática e parte da necessidade de trazer para a sala de aula práticas inovadoras, que abordem e problematizem a sustentabilidade dos recursos naturais de uma perspetiva evolutiva no primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico, para colocar e investigar as seguintes questões de investigação: i) serão as quotas de pesca um bom contexto para desenvolver nos alunos o reconhecimento da necessidade e importância da implementação de práticas sustentáveis de exploração de recursos naturais?; ii) serão os alunos do primeiro e segundo ciclos capazes de compreender e aplicar princípios evolutivos para prever cenários biológicos futuros?; iii) que desafios profissionais emergem da aplicação de uma abordagem C.T.S.A que explore conceitos ecológicos e a evolução das espécies? Optou-se por uma metodologia de natureza mista (qualitativa e quantitativa), realizando uma investigação-ação, com o estudo multi-casos. Na recolha de dados, foram utilizados questionários (pré teste e pós-teste) e as produções escritas dos alunos. Para a análise dos dados, foi realizada uma análise interpretativa dos dados quantificados. Os resultados sugerem que a abordagem das pescas e dos seus impactos nas populações naturais é um bom contexto para fomentar nos alunos a compreensão de processos ecológicos e evolutivos e a necessidade da implementação de medidas de gestão de recursos e hábitos de consumo sustentáveis.
- Matematicando nas pegadas de Darwin - uma abordagem integrada de ensino de Matemática e Ciências Naturais no 1º CEB.Publication . Ribeiro, Joana Catarina Cerqueira; Pinto, Alexandra Isabel Sá; Sarmento, Inês; Pinto, AlexandreO princípio de Malthus, que constata que as populações naturais têm um potencial de crescimento muito superior ao potencial de crescimento dos recursos que as suportam, foi fundamental para que Darwin e Wallace, de forma independente, propusessem a seleção natural como processo capaz de promover a evolução biológica. Este facto sugere que a confrontação do potencial reprodutivo de uma espécie com os limites impostos pelos recursos pode facilitar a compreensão do mecanismo de seleção natural. O crescimento potencial das populações naturais atendendo apenas às características reprodutivas das espécies pode ser traduzido por uma sequência matemática, por uma função definida por essas características. Assim esta temática revelase potencialmente interessante para a realização de atividades que desenvolvam simultaneamente competências e conhecimentos em duas áreas distintas: a biologia e a matemática. Planeamos, por isso, o desenvolvimento de uma atividade destinada ao quarto ano de escolaridade que, ao longo de três sessões, explora o crescimento populacional e a capacidade de carga do meio numa perspetiva matemática e biológica. O desenvolvimento de competências nos alunos será medido de forma independente nas duas áreas, através da realização de dois pré-testes e dois pós-testes em duas turmas alvo (onde a atividade será aplicada) e duas turmas controlo (onde a atividade não será aplicada). Os resultados obtidos com este trabalho permitir-nos-ão testar se a exploração do princípio de Malthus fomenta a aquisição de competências e conhecimentos na área da biologia e matemática.
