ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos by advisor "Coelho, Carina Luísa Moreira"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Concepções e práticas da Educação Ambiental na formação do PROEJA - uma análise do curso técnico em vendas do IFFar, campus Santa Rosa - RSPublication . Tissot, Tânia Regina Gottardo; Coelho, Carina Luísa MoreiraO PROEJA é um programa que propõe a integração entre a educação básica e a profission al, visando, além da certificação técnica, a elevação da escolaridade, tendo como público alvo os jovens e adultos. No PROEJA, como nas demais modalidades de ensino, o meio ambiente é tido como tema de relevante valor social, devendo ser promovido de forma contínua, permanente e integrado ao currículo escolar. Dessa forma objetivou-se compreender como se concretiza a educação ambiental no âmbito da educação e formação de jovens e adultos, em particular no Curso Técnico em Vendas Integrado PROEJA do compus Santa Rosa/RS, abordando su as concepções e práticas. Adotou-se uma abordagem mista, com aplicação de questionários aos discentes e docentes do curso e também análise de conteúdo do currículo e Projeto Ped agógico do Curso. Os documentos institucionais preveem a formação de profission ais críticos, autônomos e empreendedores, comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Observou-se que os discentes possuem compreensão limitada e fragmentada d as questões ambientais. As atividades docentes são focadas nos conteúdos d as disciplinas m antendo pouca ou nenhuma rel ação com a educação ambiental. À vista disso, conclui-se que as atividades para a educação ambiental não são contemplad as frequentemente, contrariando as orientações estabelecidas pela legisl ação. Ademais, a compreensão d as questões ambientais é também limitada e fragmentada por parte dos docentes. Dessa forma, propõe-se capacitação aos docentes, discussões sobre a inclusão da educação ambiental no currículo, organização de metodologias para superação da abordagem linear e fragmentada dos conteúdos.
- Estudo sobre evasão no PROEJA do Instituto Federal Farroupilha Campus PanambiPublication . Ferreira, Gerda; Coelho, Carina Luísa MoreiraA presente pesquisa tem como intuito estudar a evasão escolar que acontece no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, realizado no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, pois o mesmo apresenta elevados índices de evasão. O objetivo é identificar e compreender os motivos que ocasionaram a evasão dos alunos e analisar as políticas educacionais. Para a recolha de dados realizámos entrevistas com 20 alunos evadidos e aplicámos um questionário a 13 professores que atuam nas turmas de PROEJA. A abordagem adotada teve um cariz fundamentalmente qualitativo, embora com recurso a instrumentos de natureza também quantitativa. Entre os participantes houve predominância de jovens, 45% com idade entre 25 a 34 anos, todos os alunos entrevistados ficaram sem estudar entre o término do ensino fundamental e o início do curso técnico do PROEJA. As principais causas da evasão do PROEJA foram dificuldades em conciliar trabalho, estudo, família e transporte, dificuldades em algumas disciplinas e, pontualmente, situações de gravidez e bulling. Entre os alunos evadidos 95% voltaria a estudar. Dos professores, 62% possui formação voltada para PROEJA e 38% não possui. As principais dificuldades encontradas por esses profissionais foram falta de motivação dos alunos, baixo nível de conhecimento dos alunos e falta de formação específica para lecionar com o público do PROEJA. Os professores entrevistados sugerem, como medidas para a diminuição do abandono, formação continuada dos docentes e investimentos em ações para fortalecer a assistência estudantil.