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REPOSITÓRIO P.PORTO

Scientific Repository of the Porto Polytechnic

 

The Scientific Repository of the Polytechnic Institute of Porto's main goal is to provide all the scientific production of teachers, researchers and students of the Polytechnic Institute of Porto when possible in full text.The mission of the Scientific Repository of the Polytechnic Institute of Porto comprises up between two factors of extreme importance, the availability of scientific information and the preservation of digital information."Key Market": to make available in free access all the scientific production of the Polytechnic Institute of Porto."Contribution": aid students, researchers, teachers and the general public in obtaining reliable scientific production."Distinction": commitment that each user meets their scientific needs.

Recent Submissions

A inclusão da música tradicional portuguesa no processo de ensino do violino: a música de Trás-os-Montes nas escolas de Trás-os-Montes
Publication . Gomes, António João dos Santos Fernandes e Malta; Fonseca, Ana Maria Liberal da; Eufrázio, Marta Garcia Tunes; Rodrigues, Hugo; Ferreira, Ricardo
Este relatório de estágio retrata o trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada realizada no Conservatório de Música de Bragança, ao longo do ano letivo de 2024/2025. O relatório integra, ainda, um projeto de investigação sobre a inclusão da música tradicional transmontana no ensino do violino. Os capítulos I e II abordam-se com a prática de ensino supervisionada, apresentando a instituição onde decorreu o estágio e refletindo sobre as experiências pedagógicas desenvolvidas, incidindo maioritariamente nos relatórios de observação. O presente projeto de investigação tem como objetivo central analisar a inclusão da música tradicional transmontana no ensino do violino, de forma a explorar o seu potencial pedagógico, técnico e cultural no contexto do Conservatório de Música e Dança de Bragança. A escolha deste tema assenta na constatação da ausência de repertório tradicional nos programas oficiais de violino em Portugal, algo que contrasta com a riqueza do património musical nacional e com a importância de aproximar os alunos da sua identidade cultural. Pretende-se, assim, compreender de que forma a integração deste repertório pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e proporcionar novas experiências musicais nos diferentes níveis de ensino. Para a concretização do estudo, realizou-se uma pesquisa nos cancioneiros portugueses, que constituem uma das principais fontes de preservação da tradição oral. A partir destas recolhas, selecionaram-se cinco canções da tradição transmontana, representativas da diversidade musical desta região. Estas obras foram posteriormente adaptadas pedagogicamente, de forma a respeitar a sua essência musical, mas assegurando uma progressão técnica adequada aos diferentes graus de aprendizagem: duas para o nível de Iniciação, duas para o Ensino Básico e uma para o Ensino Secundário. O estudo das peças foi acompanhado da aplicação de questionários aos alunos de violino participantes. Estas ferramentas foram construídas com o objetivo de recolher informações sobre a experiência prévia dos alunos com a música tradicional, a perceção das peças trabalhadas, a motivação gerada pela prática deste repertório e o seu impacto nas aprendizagens musicais e técnicas. Os resultados apontam para uma receção positiva por parte dos alunos, revelando que o contacto com a música tradicional constitui uma experiência motivadora e enriquecedora. De forma geral, os dados sugerem que a integração da música tradicional no ensino do violino contribui não só para o aperfeiçoamento musical dos alunos, mas também para o reforço da sua ligação à cultura e para a valorização do património imaterial da região.
Improvisação no clarinete: um guia prático
Publication . Seabra, Eduardo de Oliveira Guedes; Pinto, Nuno Fernandes
O presente trabalho de mestrado tem como objetivo a elaboração de um guia prático de aprendizagem da improvisação no clarinete. Em primeiro lugar, fez-se uma análise do que se entende por improvisação e que características apresenta, através do confronto de vários autores. Em segundo lugar, encontra-se uma preparação para a improvisação. Em terceiro, encontra-se o guia propriamente dito, em que elaborei um conjunto de exercícios práticos, baseados em métodos pré-existentes, para serem utilizados em contextos reais de improvisação.
O pianismo francês: processos de interpretação e criação musical
Publication . Soares, Diana da Silva; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Segundo Lourenço (2020), a predileção da escola francesa de piano pela sonoridade brilhante mais próxima da tradição cravística francesa, pelo jeu perlé, pela elegance, clarté e pela transparência, fundamenta o pianismo francês como uma tradição interpretativa que se caracteriza pela busca da sobriedade sonora, com forte ênfase na fidelidade à partitura e no equilíbrio técnico e expressivo. Este trabalho propõe-se analisar a evolução do pianismo francês ao longo do século XX e XXI, explorando tanto os seus traços estéticos tradicionais como as transformações decorrentes das influências pedagógicas e culturais. A investigação baseia-se na análise crítica de gravações selecionadas de peças emblemáticas, interpretadas por pianistas representativos da escola francesa, bem como numa revisão da literatura especializada sobre os métodos pedagógicos e a estética desta tradição. Os resultados evidenciam que, embora intérpretes como Monique Haas e Michael Dalberto mantenham os princípios clássicos do pianismo francês – como a clareza tímbrica, o controlo do pedal e a contenção emocional –, músicos mais jovens, como Lucas Debargue, introduzem abordagens expressivas mais livres e pessoais, demonstrando uma evolução que combina fidelidade à tradição com inovação interpretativa. Este estudo contribui para a compreensão da dinâmica entre herança e inovação na interpretação pianística francesa, destacando as tensões entre a preservação dos valores clássicos e a adaptação às exigências expressivas contemporâneas.
Co-criação e colaboração: a relação na criação musical
Publication . Nabeiro, Marta de Ferreira; Quaresma, Filipe Alexandre Abrantes Prata; Penha, Rui Luís Nogueira
Este trabalho procura distinguir os diferentes tipos de relações que podem ocorrer entre instrumentistas e compositores através da co-criação e da colaboração. Para tal, analisamos em primeiro lugar o processo criativo do Fra Ensemble, assente na co-criação, e em seguida a experiência de colaboração com um compositor externo ao grupo, Carlos Azevedo. Com um resultado final de duas obras escritas e a ser interpretadas no Recital Final percebemos que por vezes a colaboração e a co-criação podem não ser dois processos completamente distintos.
Immersive Technologies for Augmented Visual Control in Smart Manufacturing
Publication . ALMEIDA, MARIANA RODRIGUES; Viana, Paula Maria Marques Moura Gomes; Carvalho, Pedro Miguel Machado Soares
O avanço tecnológico tem vindo a transformar os processos industriais, abrindo caminho para a automatização de tarefas críticas, como a inspeção visual no controlo de qualidade. Este trabalho insere-se neste contexto, ao explorar o potencial da Realidade Aumentada (RA) como ferramenta de apoio à deteção de defeitos em embalagens plásticas, contribuindo para práticas de sustentabilidade industrial. Desenvolvido em colaboração com a empresa Neutroplast, no âmbito do projeto Sustainable Plastics, o protótipo proposto integra alertas multimodais e modos de validação ajustáveis, com vista à automatização do processo de inspeção. A aplicação foi concebida para ser utilizada com óculos de RA, promovendo uma interação intuitiva e adaptada ao contexto industrial. A avaliação envolveu vinte e um participantes e combinou métodos quantitativos e qualitativos. Os resultados revelam uma aceitação positiva, com destaque para a clareza dos alertas e a simplicidade da interação. Foram igualmente apontadas limitações ao nível do conforto visual e da consistência da experiência entre diferentes formas de interação. No conjunto, os dados confirmam o potencial da abordagem proposta e evidenciam oportunidades de melhoria para futuras versões do protótipo.