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REPOSITÓRIO P.PORTO

Scientific Repository of the Porto Polytechnic

 

The Scientific Repository of the Polytechnic Institute of Porto's main goal is to provide all the scientific production of teachers, researchers and students of the Polytechnic Institute of Porto when possible in full text.The mission of the Scientific Repository of the Polytechnic Institute of Porto comprises up between two factors of extreme importance, the availability of scientific information and the preservation of digital information."Key Market": to make available in free access all the scientific production of the Polytechnic Institute of Porto."Contribution": aid students, researchers, teachers and the general public in obtaining reliable scientific production."Distinction": commitment that each user meets their scientific needs.

Recent Submissions

A tecelagem em Santa Maria da Feira. história(s) e património(s) de um ofício que se fez no feminino
Publication . Almeida, Tiago Serralva; Coelho, Carina Luisa Moreira; Barros, Amândio Jorge Morais
A presente dissertação visa contribuir para a preservação e valorização do ofício da tecelagem como património cultural material e imaterial do concelho de Santa Maria da Feira, um território muito rico em manifestações histórico-culturais dos ofícios tradicionais. Para tal, procedeu-se a um levantamento e análise documental de História local em relação aos ofícios em extinção nas Terras de Santa Maria e ao linho e às suas tradições, bem como à realização de entrevistas semiestruturadas com antigas tecedeiras. Atendendo à feminização do trabalho do linho, esta dissertação pretende compreender o papel das mulheres na indústria têxtil portuguesa e dar visibilidade ao trabalho produtivo das mulheres portuguesas num período marcado por um regime ditatorial e patriarcal, perspetivando-o como meio de emancipação. Por outro lado, pretende-se que os resultados desta pesquisa possam vir a sustentar e a abrir caminhos para potenciais projetos e ações culturais de promoção do património associado aos ofícios tradicionais no território feirense, sobretudo nas suas zonas mais rurais e isoladas.
O papel das mulheres na defesa, conservação e valorização do Património Cultural Imaterial de Idanha-a-Nova
Publication . Lourenço, Tânia Isabel Coelho; Ribeiro, Carla Patrícia da Silva
Esta dissertação tem como objetivo investigar a influência das mulheres no Património Cultural Imaterial do concelho de Idanha-a-Nova, uma região do interior de Portugal que enfrenta desafios relacionados à perda populacional, envelhecimento demográfico e uma economia fragilizada, onde as tradições culturais são fundamentais para a preservação da identidade local. Nesse sentido, procura-se evidenciar a relevância do papel das mulheres na defesa, conservação/salvaguarda, transmissão intergeracional e divulgação do PCI, em seis freguesias do concelho. Assim, a par da análise documental, optou-se, no que diz respeito a técnicas de recolha de dados, pela entrevista e a observação-participante em eventos locais. Os objetivos principais são aprofundar o conhecimento sobre o Património Imaterial da região e a influência do género feminino; salvaguardar testemunhos e memórias a ele associadas, promovendo a visibilidade e o reconhecimento público deste património, entendido como fator de identidade local/regional; compreender que iniciativas e apoios tem desenvolvido o município no âmbito da salvaguarda do seu património cultural imaterial.
Relatório de estágio de Catarina Pais Fernandes
Publication . Fernandes, Catarina Pais; Graça, Vânia Gabriela Dias; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de
O presente documento, denominado de Relatório de Estágio, foi realizado no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, inserida no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com vista à obtenção do grau de Mestre. Este documento reflete a experiência vivenciada pela mestranda em ambos os contextos educativos. Ao longo da prática pedagógica, adotou-se uma postura ética, crítica e reflexiva, característico da metodologia de Investigação-Ação, a qual se revelou fundamental para a melhoria contínua das práticas. Além disso, as práticas foram sustentadas num ciclo sistemático de observação, ação, planificação e reflexão. Ao longo deste percurso, foram desenvolvidos dois projetos de intervenção, um para cada nível educativo, baseados na Metodologia de Trabalho de Projeto. As ações pedagógicas desenvolvidas basearam-se em metodologias ativas e em abordagens pedagógicas que permitiram às crianças assumir um papel central e participativo no seu processo de aprendizagem. O documento reflete ainda o trabalho colaborativo entre o par pedagógico, a educadora e professora cooperante, as famílias, as crianças e as supervisoras institucionais. A sua elaboração teve como base referentes teóricos, pedagógicos e legais. As ações educativas desenvolvidas foram orientadas pelos interesses e necessidades das crianças, de forma a assegurar uma prática intencional, significativa e contextualizada.
"(Re)significar" um projeto de intervenção social em contexto de acolhimento residencial de jovens
Publication . Silva, Renato Manuel Neves; Bertão, Ana
O acolhimento residencial é uma resposta de colocação extrafamiliar que visa assegurar a proteção das crianças e jovens, promovendo o seu bem-estar e desenvolvimento integral. Assim, esta medida deverá oferecer à criança ou jovem um ambiente protegido onde a mesma possa adquirir e/ ou desenvolver competências de forma a lidarem com os vários desafios desenvolvimentais. Este percurso é feito junto de adultos que se assumem como figuras significativas na vida destes jovens, que, muitas vezes, colmatam uma grande carência emocional e afetiva sentida pelos mesmos. O acolhimento residencial é, pois, um espaço de aprendizagem, responsabilização, identificação e de afirmação pessoal. Não obstante, o acolhimento residencial poderá acarretar vários desafios, existindo sempre espaço para a reflexão e para o avanço. Este relatório constitui-se como um olhar reflexivo sobre o projeto de investigação-ação participativa "(Re)significar", que procurou alterar as práticas institucionais por forma a investir em ações que valorizem as jovens em acolhimento, de modo a promover a sua participação e empoderamento. Para tal, foram desenvolvidas duas ações: "(Re)pensar" e "(Re)descobrir". Uma primeira ação teve como objetivo criar espaço para que os profissionais pudessem refletir sobre si próprios e o trabalho que se encontram a desenvolver, bem como, repensar algumas das práticas da instituição. Já a segunda ação, dirigida especificamente a uma das jovens da casa de acolhimento, visou envolvê-la numa relação que se pretendeu transformadora e transformativa, acompanhando-a e partilhando com ela todos os seus medos, receios, desejos e sonhos. Deste projeto resultaram algumas mudanças, principalmente na vida da jovem.
Relatório de estágio Quarteto Contratempus
Publication . Rocha, João Pedro Fontes da; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes e; Baptista, Marta Monteiro de Moura
O presente relatório descreve e analisa o estágio curricular realizado no Quarteto Contratempus, no âmbito do Mestrado em Artes Cénicas – vertente de Direção de Cena e Produção, da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) do Politécnico do Porto. O estágio decorreu entre outubro de 2023 e março de 2025 e permitiu uma imersão prática no contexto da criação, produção e mediação de ópera contemporânea, com particular enfoque na ópera de câmara multimédia. Ao longo do estágio integrou a equipa da companhia em diversas funções, desde a preparação de digressões e apoio à produção técnica, até ao apoio à gestão de figurinos, bilheteira, comunicação e divulgação em redes sociais. Paralelamente, acompanhou a conceção de novos projetos como o FIATO – Festival Internacional de Ópera do Porto, e participou no laboratório criativo Contrapartituras – Música em Cena. Como complemento, prático e analítico, mas fora do estágio no QC, foi desenvolvido um inquérito direcionado ao público, com o objetivo de recolher dados sobre hábitos culturais, consumo de conteúdos em redes sociais e perceções em torno da ópera de câmara. A análise dos resultados reforçou a importância da comunicação digital como ferramenta estratégica na aproximação a novos públicos e na desmistificação da ópera como linguagem artística. Este relatório combina a descrição prática das atividades com uma reflexão crítica, pessoal, sobre os processos de produção e direção de cena no contexto contemporâneo, evidenciando as competências adquiridas. O estágio permitiu consolidar uma compreensão integrada das exigências do setor cultural e reforçou a importância da articulação entre pensamento artístico, gestão eficiente e estratégias de mediação cultural.