Fernandes, Dárida MariaMachado, Diana Isabel Coutinho2016-12-192016-12-1920152015http://hdl.handle.net/10400.22/8864O presente Relatório de Estágio tem como propósito principal refletir criticamente sobre o percurso de desenvolvimento profissional da estudante durante os momentos de prática pedagógica integrada na Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio inserida no 2.º ano do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste período de prática pedagógica foram desenvolvidas competências pessoais e profissionais associadas ao saber planear, agir em ação, exigindo um quadro concetual rigoroso, adaptado às características dos contextos educativos. Neste processo formativo, foi necessária uma constante atitude crítica e reflexiva devidamente articulada com referentes teóricos e legais que possibilitaram à formanda agir com intencionalidade pedagógica, refletir sobre essa ação com vista à melhoria das suas práticas profissionais e do sucesso harmonioso das aprendizagens das crianças. Neste continuum formativo, atribui-se um especial significado a todos os momentos de reflexão colaborativa e à entreajuda, especialmente, com o par pedagógico bem como através da supervisão pedagógica que propiciou reflexões mais profundas e a partilha de saberes e experiências. Por tudo isto, o Relatório de Estágio em análise, assume-se como um documento formativo imprescindível que evidencia criticamente os desafios e os obstáculos que caracterizaram a experiência da mestranda no desenvolvimento da sua prática pedagógica e que se revelaram como determinantes para a contínua construção da sua identidade profissionalThe main purpose of this Training Report is to critically reflect on the student’s development of their professional course during the pedagogical practice integrated in the subject Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, part of the 2nd year of the Master’s Degree in Ensino do 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico. During the pedagogical practice, personal and professional skills were developed regarding planning and acting in action, always requiring a rigorous conceptual framework, adapted to the characteristics of the educational contexts. The formative process required a constant critical and reflexive attitude, properly articulated with theoretical and legal references that allowed the trainee to act with pedagogical intention and reflect on those actions, in order to improve their professional practices and the harmonious success of the children’s learning. This formative continuum gave a special meaning to all the moments of collaborative reflection and mutual help, especially with the pedagogical pair and through the pedagogical supervision that allowed a deeper reflection and the sharing of knowledge and experiences. Therefore, the Training Report on analysis, assumes itself as an indispensable formative document, critically highlighting the challenges and obstacles that characterized the experience of the graduate student in the development of their pedagogical practice and proved to be critical to the continued construction their professional identity.porColaboração pedagógicaDesenvolvimento pessoal e profissionalPrática educativaReflexãoPedagogical collaborationPersonal and professional developmentEducational practiceReflection(Des)Centralizar: dicotomia de uma profissão polissémicaRelatório de Estágiomaster thesis201458888