Oliveira, Helena Maria da CostaSalgado, Flávio Miguel Silva2024-01-172024-01-172023-10-31http://hdl.handle.net/10400.22/24505Ao longo dos últimos anos, grande parte dos setores de atividade tiveram de modificar as suas formas de atuação nos mercados fruto das alterações significativas provocadas pelo surgimento das tecnologias de informação. As alterações ocorreram na forma de interação com os seus clientes, nos processos produtivos ou na implementação de estratégias. O setor bancário não foi exceção e este trabalho procura mostrar como este se adaptou às transformações digitais. A problemática que visámos estudar é perceber as diferentes formas que as instituições financeiras, em Portugal, estão a adotar para continuarem competitivas ao mesmo tempo que aplicam as tecnologias de informação nos seus serviços. Desta forma, o principal objetivo é estudar o impacto das tecnologias de informação no setor bancário e evidenciar a sua relação com as empresas Fintech. Os resultados foram obtidos utilizando metodologia qualitativa. Foi realizada análise documental a relatórios e contas publicados periodicamente pelos cinco maiores bancos em atividade em Portugal, no caso o Banco Comercial Português, a Caixa Geral de Depósitos, o Banco Português de Investimento, o Banco Santander Totta e o Novobanco. O estudo foi complementado com uma entrevista semiestruturada ao CEO da Fintech nBanks. De uma forma geral, concluímos que a implementação das tecnologias no setor bancário tem resultado numa evolução positiva da generalidade dos indicadores estudados e que as empresas Fintech e os bancos podem unir esforços e cooperar para o desenvolvimento do mercado financeiro em Portugal. Este estudo contribui para prever os comportamentos futuros de bancos e Fintech tendo em conta os dados evidenciados nos últimos anos. Esta previsão permite-nos perceber que a futura relação entre bancos e Fintech poderá ser de cooperação e não de competitividade entre ambos.Over the past few years, a significant part of industries has had to modify their ways of operating in the markets due to the substantial emergence of information technologies. The changes occur in terms of interacting with their customers, production processes or implementing strategies. The banking sector is not an exception and this study lies precisely in demonstrating how it has been adapting to digital transformations. The issue we aimed to investigate is to understand the different ways financial institutions in Portugal are adopting to remain competitive while implementing information technologies in their services. Thus, the main purpose is to research on the impact of information technologies in the banking sector and highlight their relationship with Fintech companies. In the present study, the results were obtained using qualitative methodology. A documentary analysis was conducted on reports and accounts published periodically by the five largest banks operating in Portugal, namely Banco Comercial Português, Caixa Geral de Depósitos, Banco Português de Investimento, Banco Santander Totta, and Novobanco. The study was complemented by a semi-structured interview with the CEO of the Fintech company nBanks. In general, we concluded that implementing technologies in the banking sector has led to a positive evolution of most of the studied indicators and that Fintech companies and banks can collaborate and work together to develop the financial market in Portugal. This study contributes to predicting the future behaviors of banks and Fintech companies considering the data highlighted in recent years. This prediction enables us to understand that the relationship between banks and Fintech will be one of cooperation instead of competitiveness.porBancosFintechInovaçãoTecnologias de informaçãoTransformação digitalBanksInnovationDigital transformationInformation technologiesO impacto das tecnologias de informação no setor bancário e a relação com as Fintechmaster thesis203467906